Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Conheça Vivi Rosa, artista responsável por esculturas virais nas redes

Autodidata, a escultora já lançou coleção e expôs em Paris. Agora quer ocupar um grande jardim

Por Adriana Marruffo
22 set 2024, 08h00
Conheça Vivi Rosa, artista responsável por esculturas virais nas redes
Escultora, designer e fundadora da Casa Ondina conta como a arte e a criatividade transformam sua forma de observar o mundo (Maria Fernanda Salazar/CLAUDIA)
Continua após publicidade

Arte e criatividade esculpiram a vida de Viviane Rosa, de 42 anos. Natural do interior do Paraná, teve uma infância rural no sítio de sua família: “A gente se dedicava à agricultura, e cresci com a ideia de que poderia fazer tudo com as próprias mãos. Isso me tornou a autodidata que sou”. 

Em 2008, a paranaense abandonou o interior e se mudou para São Paulo para estudar Teatro na Escola Macunaíma e, após formada, dedicou seu tempo a trabalhar na TV Record e em peças de teatro. “Aluguei um apartamento pequeno e, pela primeira vez, tive que comprar mobiliário. Fiquei surpreendida com o mundo dos móveis, tudo era caro e de qualidade inferior”, conta.

Conheça Vivi Rosa, artista responsável por esculturas virais nas redes
“Cresci com a ideia de que poderia fazer tudo com as próprias mãos. Isso me tornou a autodidata que sou”, comenta a artista sobre a infância no interior de São Paulo onde nasceu e cresceu ao lado dos pais (Arquivo pessoal/CLAUDIA)

Voltando de uma gravação, encontrou uma caçamba cheia de madeira maciça, o que para muitos seria apenas uma cena comum na cidade. “Amei a qualidade e pensei em criar meus próprios móveis. Fabriquei da cama até as estantes, e comecei a fazer peças para amigos como hobby.”

Rapidamente, Viviane se apaixonou pelo trabalho com a madeira, que aos poucos se tornava mais interessante do que a carreira original. Em pouco tempo, começou a produzir peças artísticas, como painéis geométricos de madeira picada.

Em 2018, moldou um novo projeto: a Casa Ondina, onde mora, trabalha e divulga suas obras, além de fazer exposições curtas para dar voz a artistas independentes. “Com o tempo, os painéis se tornaram um trabalho repetitivo e acabei me sentindo desmotivada. No início da pandemia me deu um estalo: eu queria ser escultora”, relembra.

Continua após a publicidade
Conheça Vivi Rosa, artista responsável por esculturas virais nas redes
Em pouco tempo, a designer chegou a alcançar mais de 15 mil seguidores em seu perfil no Instagram, chamando atenção de marcas como Le Lis Blanc e outras grifes (@vivirosa_____/Instagram)

Sua ideia era fazer esculturas orgânicas, com maleabilidade e durabilidade para serem expostas no exterior, mas nenhum dos materiais existentes a agradou muito. “Foi então que decidi formular minha própria massa.”

A partir das obras feitas com essa massa autoral, Viviane conquistou 15 mil seguidores no Instagram, além de uma coleção própria de itens de casa para a Le Lis Blanc.

Desde então, não parou de se destacar, e chegou a ter peças dispostas na loja de Inhotim:  “Um dia eu falei que tinha um sonho, e no outro estava carregando um caminhão para enviar minhas peças”. Ainda em 2023, foi convidada a participar de uma exposição organizada pela bref, design & art, durante a Semana de Design de Paris, que alavanca artistas independentes do Brasil e do mundo.

Hoje, Vivi ultrapassa qualquer olhar etarista e se considera uma artista jovem. Seu sonho é dispor suas esculturas em um grande jardim. “Minha mão é um terceiro olho. Tem uma grande força.” 

Continua após a publicidade

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.