Aprenda a fazer um café da manhã inspirado em Emily em Paris
O chef Gustavo Pereira ensina a preparar molho béchamel, croissant e creme brulée para você ter um café da manhã com ares franceses
No pódio das produções mais assistidas na Netflix, nas últimas semanas, Emily em Paris foi um sopro de leveza com a positividade da jovem especialista em marketing e representações agradáveis de Paris. A série não é só um agrado aos olhos, mas também ao paladar, já que a presença da gastronomia ativa fortes desejos por um cardápio francês.
Amante e especializado na culinária do país desbravador por Emily, o chef Gustavo Pereira, CEO da Partager Gastronomia, ensina a preparar molho béchamel, croissant e creme brulée para você ter uma café da manhã com ares franceses.
Croque Monsieur
Ingredientes
- 4 fatias de pão
- Mostarda dijon com mel
- 4 fatias de presunto royale
- Queijo gruyère
- Queijo parmesão
Modo de preparo
Em uma panela pequena com um batedor de arame, cozinhe a manteiga e a farinha por dois minutos até que a mistura esteja parecendo uma pasta. Acrescente o leite, bem aos poucos e sem parar de mexer para não empelotar. Cozinhe por 5 minutos. Coloque os queijos e misture até que o creme esteja homogêneo. Depois, tempere com sal, pimenta e noz moscada. Reserve o molho bechamel num potinho frio para que ele não continue cozinhando. Cubra com plástico filme em contato com o molho para não formar gotinhas.
Molho Béchamel
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- 2 xícaras de leite
- 1/2 xícara de queijo gruyère ralado
- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
- Sal, pimenta e noz moscada a gosto
Modo de preparo
Passe manteiga nas fatias de pão e deixe em uma frigideira até dourar. Acrescente duas fatias de presunto, um pouco de molho béchamel e queijo gruyère. Feche o croque monsieur e passe mais molho por cima. Cubra com queijo guryère ralado (ou parmesão) e leve para gratinar a 200°C no forno.
Croissant
Ingredientes
- 500g de farinha de trigo comum
- 210 ml de água gelada
- 40 gramas de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 ovo
- 15 gramas de fermento biológico
- 25g de manteiga sem sal
Folhagem
- 250 g de manteiga sem sal, gelada
Modo de preparo
Em uma tigela grande, adicione a água, o açúcar e o ovo. Acrescente o fermento biológico na água, ou diretamente na farinha, e o sal. Caso a massa seja sovada manualmente, misture todos os ingredientes com a manteiga. Faça o processo em uma tigela ou bancada levemente enfarinhada por 10 minutos.
Depois, modele a massa como uma bola e cubra com um pano. Coloque dentro da geladeira e deixe descansar por 1 hora. Após esse período, retire a manteiga da geladeira (250 g) e coloque o bloco entre duas folhas de papel manteiga. Bata suavemente na manteiga entre as folhas com um rolo para amassá-la até virar um quadrado com cerca de 3 milímetros de altura.
Retire a massa da geladeira e despeje ela em uma bancada enfarinhada. Com a ajuda de um rolo, abra a massa até obter um retângulo de 60 x 30 cm. Elimine a manteiga do papel e acomode ela sobre uma das metades da massa. Dobre a massa no meio e passe o rolo para que se torne um retângulo um terço mais extenso que o anterior
Imagine a massa dividida em 3 partes. Dobre a parte inferior até o centro e faça o mesmo como se fosse um envelope. Envolva a massa com um plástico filme e faça uma leve cavidade com a ponta do dedo para indicar que essa foi a primeira dobra. Leve a geladeira por 1 hora para descansar a massa. Repita esse processo 3 vezes, lembrando de sempre descansar a massa por 1 hora entre cada processo.
Enfarinhe a bancada e retire a massa da geladeira. Estenda a massa com um rolo até obter um retângulo de aproximadamente 75 x 25 cm, fazendo o possível para deixar as bordas retas. Usando uma faca, corte de 10 a 12 triângulos. Enrole cada um deles a partir da base e os coloque sobre uma assadeira forrada com papel manteiga.
Cubra e deixe descansar por aproximadamente duas horas fora geladeira. Cerca de 20 ou 30 minutos antes de assar, coloque outra assadeira na parte de baixo do forno e pré aqueça-o em 180ºC. Pincele um ovo batido com uma pitada de sal sobre os croissants.
Creme brulée
- 4 gemas
- 250 ml de creme de leite fresco
- 100 ml de leite
- ⅓ de xícara (chá) de açúcar
- 1 ½ colher (chá) de extrato de baunilha ou uma fava de baunilha
- açúcar para caramelizar
Preaqueça o forno a 130°C (temperatura média-baixa). Separe as claras das gemas. Coloque as gemas em uma tigela pequena da batedeira. Junte o açúcar e bata em velocidade alta até obter um creme bem branco. Pare de bater e adicione o creme de leite, o leite e a essência de baunilha. Se usar fava de baunilha, que é bem mais saboroso, pode esquentar o creme de leite fresco com a fava até ferver e poder desligar. Espere esfriar e misture no creme de gema com uma colher. Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Enquanto isso, leve uma panela com água ao fogo alto. Ela será usada para o banho-maria.
Com uma colher, retire toda a espuma que se formou na superfície da mistura de gemas. Distribua o creme entre seis tigelas refratárias (que possam ir ao forno). Arrume as tigelas em uma assadeira retangular com água fervendo e a leve ao forno. Deixe assar por 1 hora e retire a assadeira do forno, assim como as tigelas do banho-maria. Deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo 6 horas. No momento de servir, polvilhe açúcar sobre toda a superfície do creme. Coloque uma colher de sopa na chama do fogão para aquecer bem ou o maçarico para queimar o açúcar.