Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Pernil com ora-pro-nóbis e polenta branca

Nível de dificuldade: Médio, Categoria: Carne

Por Redação M de Mulher Atualizado em 28 out 2016, 12h30 - Publicado em 14 jul 2009, 19h18
  • Calorias: 498 por porção
  • Categoria: Carne
  • Dificuldade: Médio
  • Rendimento: 6 porções
  • Tempo de Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)
  • Tipo: Prato principal

Ingredientes

Pernil:
. 1 kg de pernil de porco cortado em cubos pequenos
. 1 e 1/2 colher (chá) de sal ou a gosto
. Pimenta-do-reino a gosto
. 2 colheres (sopa) de suco de limão
. 2 colheres (sopa) de óleo
. 1 xícara (chá) de água
. 1 cebola grande picada
. 2 dentes de alho picados
. 2 tomates grandes sem pele e sem sementes picados
. 4 xícaras (chá) de folhas de ora-pro-nóbis
. 2 colheres (sopa) de cheiro-verde bem picado.

Polenta:
. 1 1/2 xícara de fubá de milho branco
. 7 xícaras (chá) de água fria
. 1 colher (chá) de sal ou a gosto
. 1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo

Pernil: tempere a carne com o sal, a pimenta e o suco de limão. Cubra e deixe pegar gosto por duas horas. Numa panela grande, aqueça o óleo e coloque a carne e a água. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até a água secar e os cubos começarem a fritar. Devem ficar bem dourados por igual. Retire a carne da panela e reserve.

Coloque na panela a cebola picada e o alho (se precisar, junte um pouco mais de óleo) e refogue por dois minutos, mexendo. Junte o tomate, uma pitada de sal e refogue rapidamente. Por último coloque o ora-pro-nóbis e o cheiro-verde, misture bem, espere que as folhas murchem e desligue o fogo.

Polenta: numa panela, misture o fubá, a água fria e o sal. Leve ao fogo, mexendo até começar a ferver e engrossar. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 40 minutos. Prove o sal e corrija, se necessário. Junte a manteiga, misture e sirva quente. Montagem: coloque no prato um pouco de polenta e sobre ela um pouco do refogado de ora-pro-nóbis e de pernil. Decore com ora-pro-nóbis, se quiser.

Dica: As folhas de ora-pro-nóbis podem ser usadas inteiras ou picadas. Coloque-as sobre um caldo quente e espere que amoleçam. Ou refogue-as rapidamente em azeite com alho e cebola antes de juntar à receita. Use-as inteiras e cruas para aperitivos – enrole pedaços de queijo ou de kani com azeite e sal nas folhas e prenda com palito.

Prepare as folhas com molho branco, como se faz com espinafre, e sirva assim ou use como recheio de lasanha e panqueca. Fora das regiões onde é típico, não é fácil encontrar, mas talvez haja em alguma feira livre ou entreposto de orgânicos. Senão, arrume uma muda e plante no seu quintal.

Continua após a publicidade
Publicidade