Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

9 substituições para deixar as receitas juninas mais light

Não precisa abrir mão da pamonha nem da paçoca, tá?

Por Gabriela Kimura - Atualizado em 21 jan 2020, 21h17 - Publicado em 15 jun 2015, 17h13

Quando chega junho, a gente faz uma preparação psicológica para enfrentar as comidas deliciosas típicas desta época. Canjica, pinhão, curau, arroz-doce… Mas para tudo dá-se um jeito: você pode substituir alguns ingredientes para reduzir as calorias. Veja algumas sugestões:

Troque a manteiga por óleo vegetal

André Fortes
André Fortes

A dica para deixar a pipoca mais saudável é maneirar na manteiga. Ela pode ser preparada com um pouco de óleo vegetal. Dá para acrescentar especiarias e ervas na receita, reduzindo a quantidade de sal. Para quem procura variações de pipocas incrementadas aqui tem 6 ideias para inovar nos sabores.

Substitua o leite integral pelo desnatado

Alfredo Franco
Alfredo Franco

Para fazer uma versão mais light e tão saborosa quanto a canjica tradicional, siga esta receita que substitui o leite integral pelo desnatado. E se precisar reduzir o açúcar, opte pelo adoçante culinário na mesma quantidade.

Continua após a publicidade

Prefira o arroz integral

Divulgação
Divulgação

O doce caseiro com sabor de infância é uma pedida obrigatória nas comemorações do mês. Para quem quer aumentar o consumo de fibras, dá para fazer uma versão integral bem saborosa. Se preferir, substitua o açúcar por adoçante culinário.

Use ervilha e milho frescos

Mauro Holanda
Mauro Holanda

A dica é adicionar mais legumes como cenoura e abobrinha no cuscuz, além de substituir ervilha e milho enlatados pelas opções frescas ou congeladas. Isso aumenta a quantidade d fibras e reduz a quantidade de sódio do prato. Aqui tem uma opção mini charmosa e fácil de preparar.

Aposte nos cozidos

Alex Silva
Alex Silva

Continua após a publicidade

O pinihão e a batata-doce são fontes de energia e fibras e também são ótimas opções saudáveis, principalmente as versões cozidas e assadas. Mesmo assim é melhor não exagerar: o pinhão, por exemplo, tem 282 calorias a cada 10 unidades.

Já com a batata-doce, um carboidrato complexo que tem baixo índice glicêmico, dá para fazer chips deliciosos. Forre um refratário com papel toalha e coloque as fatias fininhas da batata em cima. Leve ao micro-ondas por 3 minutos em potência máxima. Vire os pedaços e deixe por mais 2 minutos. Tempere a gosto e sirva 🙂

Bolos funcionais e sem lactose

Josapar/SupraSoy
Josapar/SupraSoy

Prefira versões que levem ingredientes funcionais ou tenham menos açúcar e manteiga. Você pode fazer o clássico bolo de fubá usando adoçante culinário, leite desnatado e requeijão light. É cremoso, saboroso e não precisa pesar tanto na consciência!

Quem tem intolerância à lactose também pode curtir a festa: tem bolo de banana feito com leite de soja. Se quiser deixar mais saudável, substitua o açúcar por adoçante culinário.

Continua após a publicidade

Veja também outras sugestões de receitas de bolos para quem tem restrições alimentares

Chocolate amargo para os espetinhos

Mauro Holanda
Mauro Holanda

Os deliciosos espetinhos de chocolate podem ser feitos com a versão meio amarga. Nem precisa abrir mão da sobremesa!

Doces de milho com menos açúcar

Josapar/SupraSoy
Josapar/SupraSoy

Tanto a pamonha quanto o curau levam leite, manteiga, açúcar e milho no preparo. Para deixá-las mais leve, você pode usar leite desnatado e adoçante. Também existe uma versão de curau sem lactose, feita com leite de soja.

Continua após a publicidade

Descubra qual dos dois tem mais benefícios para a saúde

Quentão e vinho quente sem álcool

Foto: Ormuzd Alves
Foto: Ormuzd Alves

A nutricionista indica reduzir a quantidade de bebida alcóolica e também o açúcar das duas receitas. Ou então preparar um quentão sem álcool! Pode não ser tão tradicional, mas fica saboroso igual.

Paçoca funcional

Alfredo Franco
Alfredo Franco

Bom, fazer uma paçoca light que fique tão saborosa quanto a original é praticamente impossível. O que é bem possível e mais saudável é essa versão funcional, feita com leite em pó desnatado, proteína de soja texturizada e adoçante. Vale a pena testar!

Publicidade