Chef indica 5 pratos que continuam deliciosos na marmita
Veja cinco passos para montar marmitas equilibradas com diferentes tipos de alimento

Montar marmitas para a semana é uma boa alternativa para ter uma alimentação mais saudável e economizar. Mas quais combinações ficam boas em marmitas? Se você fica perdida na hora de prepará-las, a chef Diana Beatrice, do restaurante Far Niente em Cotia, região metropolitana de São Paulo, dá dicas que ajudam a saber o que colocar.
Antes de tudo, dê preferência a potes de vidro ao invés dos de plástico, que podem absorver o odor dos alimentos e até alterar o sabor do prato. Anote o passo a passo de como montar uma marmita com comida boa:
1. Escolha um carboidrato
Uma boa marmita precisa ter carboidratos como arroz integral, quinoa ou macarrão, preferencialmente se for penne. “O tipo fusilli é melhor cozinhar al dente pois, na hora de requentar, pode virar uma ‘papa’ e acabar desmanchando. Por isso, é necessário parar o processo de cozimento um pouco antes”, recomenda.
2. Defina a proteína
Frango desfiado (ou em cubos), carne moída, lentilha, tofu ou ovo são mais indicados para a marmita, pois podem ser consumidos normalmente no próprio recipiente da marmita. Já preparos como parmegiana não são indicados, pois não dá para cortar direito na hora de comer (a menos que você transfira o conteúdo para um prato).
Além disso, o empanamento não vai ficar crocante. “Se preferir uma crocância, aconselho usar castanhas trituradas ou granola salgada”, indica Diana.
3. Vegetais no vapor
Vegetais como brócolis, cenoura e couve-flor são considerados boas opções pois podem ser assados ou cozidos no vapor, tirando uns minutos antes do cozimento para manter a crocância desejada.
4. Separe as folhas

Por fim, mas não menos importante, separe folhas verdes como alface e rúcula, temperando-as apenas na hora de consumir. “Tem certos temperos que dá para colocar antes e outros que não dão certo. O sal, pimenta-do-reino, alecrim e tomilho podem ir antes porque, com o tempo, vai penetrando o sabor, fica até melhor de um dia para o outro. Já suco de limão, vinagre balsâmico, shoyu e azeite de oliva são indicados para o momento do consumo pois, quando aquecidos, amolecem a comida”, ensina a chef.
5. Coloque na geladeira
Logo após preparar as marmitas, é importante colocá-las na geladeira. “De preferência, abaixo de 5ºC, para evitar proliferação de bactérias, que acontece de 5ºC a 60ºC, mais ou menos”, explica.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.