Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90

Ana Claudia Paixão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A jornalista Ana Claudia Paixão (@anaclaudia.paixao21) fala de filmes, séries e histórias de Hollywood
Continua após publicidade

Bruxas práticas e sedutoras

O filme 'Da Magia à Sedução', que uniu Sandra Bullock e Nicole Kidman há quase 30 anos, fala de tudo: amor, bullying, abusos e sororidade

Por Ana Claudia Paixão
10 out 2024, 19h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Cena do filme 'Da Magia à Sedução'
    Cena do filme 'Da Magia à Sedução' (Reprodução/Reprodução)

    Me desafiei a resgatar, a cada sexta-feira até o dia 31, histórias de bruxas vistas por Hollywood. De Agatha Harkness e Lilia Calderu, de Agatha Desde Sempre, à Bruxa Má do Oeste (está por vir!), as ‘bruxas’ no cinema têm várias representações.

    Nicole Kidman e Sandra Bullock em cena

    Uma das mais queridas e cultuadas são as irmãs Sally e Gillian Owens, do filme Da Magia à Sedução. O longa de 1998 voltou a ser notícia em junho de 2024, quando foi noticiado que as atrizes Nicole Kidman e Sandra Bullock, que interpretaram as duas bruxinhas, estariam trabalhando em uma continuação. Uma notícia mágica para os fãs.

    Nicole Kidman
    Nicole Kidman (Brendon Thorne / Freelancer/Getty Images)

    Seria incrível ver esse reencontro nas telas. Em 1998, Sandra Bullock estava no auge de sua carreira em Hollywood, numa maré de sucessos de bilheteria que a colocavam como uma das estrelas mais queridas e comentadas do mundo. Aqui, ela dividia as telas com Nicole, ainda antes do Oscar. Aliás, as duas antes de serem premiadas como Melhor Atriz.

    Continua após a publicidade

     

     A química entre as duas é uma das partes inegáveis do sucesso de Da Magia à Sedução (Practical Magic) um filme que fez tanto sucesso como se tornou imediatamente cult.

    Sandra Bullock
    Sandra Bullock (Tim P. Whitby/Getty Images)

    Baseado no romance de Alice Hoffman, lançado em 1995, a história fala da maldição de uma família de bruxas cujos homens que as amam (e são correspondidos) morrem prematuramente. Por conta dessa dor, Sally e Gillian, naturalmente, querem evitar se casar, mas claro que não é tão simples. Primeiro porque Gillian cria um encanto e faz com que Sally se apaixone e se case, tendo duas filhas.

    Continua após a publicidade

    Infelizmente, ela fica viúva e amarga, pois tentou desafia a maldição.Separadas por conta da personalidade ousada e sedutora de Gillian, elas passam anos longe uma da outra, mas sempre conectadas por pensamentos. Quando Gillian passa a sofrer abusos domésticos, ela pede ajuda à Sally, mas quando elas “acidentalmente” matam o namorado violento, as duas tentam uma mágica que dá errado. A partir daí tentam encobrir tanto o crime como o sobrenatural. Obvio que não conseguem.

    Dirigido por Griffin Dunne e com canções de Stevie KnicksDa Magia à Sedução aborda tantas questões importantes do feminismo e de saúde mental, como o fato de Sally e Gilly terem sofrido bullying desde pequenas, aborda a falta e o desenvolvimento da sororidade, também a questão da violência doméstica. Claro, sem esquecer que brinca com o poder da magia.

    Pode não ser perfeito se olhado hoje, mas ainda é um dos hits da época do Halloween. Quem não lembra das clássicas “margaritas da meia-noite”?

    Ao longo dos anos, muito se discutiu sobre prequelas e sequências do filme, com ou sem suas estrelas. Mas o anúncio foi feito à meia-noite no TikTok – uma homenagem à cena “midnight margaritas” do primeiro filme – só foi o teaser para que no dia seguinte fosse oficializado que há um projeto de continuação em andamento. Mas assim como o mistério da família Owen, parecia haver algo encantado com todas as tentativas.

    Continua após a publicidade

    A primeira, de 20 anos atrás, em 2004, foi Sudbury (o nome da cidade de onde as Owen vêm). Um piloto chegou a ser gravado com Kim Delaney e Jeri Ryan respectivamente como Sally e Gillian, mas nem a assinatura de Bullock na produção salvou a série.

    Kiernan Shipka em
    Kiernan Shipka em “O Mundo Sombrio de Sabrina” (Netflix/Reprodução)

    Alguns argumentam que já tinham bruxas de mais no ar com Charmed Sabrina, a Bruxa Adolescente, mas ninguém sabe mesmo o que houve. Pelo que parece a proposta era de “reiniciar o filme”, e o piloto reduzia tudo contado em mais de uma hora em menos de 45 minutos.

    Seis anos depois, em 2010, chegou-se a falar de algo em estágio inicial de desenvolvimento para retomar a série, mas parece que ficou apenas no boato. Só em 2019, com a autora Alice Hoffman escrevendo sobre as tias Frances e Jet explorando seus próprios dons mágicos em Massachusetts dos anos 1960, que voltou a ser considerado resgatar a ideia de revisitar Da Magia à Sedução. A história das duas é a base do livro The Rules of Magic que funciona como uma prequela e poderia ser adaptado em formato de série ou filme. Mas, mais uma vez não era para ser.

    Continua após a publicidade

    Em 2020, com a pandemia, o projeto foi arquivado, e, para piorar, vieram as greves em 2023 e a atriz Sandra Bullock passou por problemas pessoais quando deu uma pausa na carreira para cuidar do marido doente, que veio a falecer em 2024. Agora, retomaria a carreira justamente voltando a viver Sally Owens.

    O que pode ser o novo filme?

    Poucos detalhes foram revelados, mas Akiva Goldsman vai assinar o roteiro do novo filme, e além de Sandra Bullock, Nicole Kidman já aceitou revisitar Gillian. Com tantas mudanças, será interessante ver as vidas das irmãs Owen em tempos atuais. Com mais noitadas regadas à tequila, talvez? Estou dentro!

    Assine a newsletter de CLAUDIA

    Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

    Continua após a publicidade

    Acompanhe o nosso Whatsapp

    Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

    Acesse as notícias através de nosso app 

    Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 9,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.