Living integrado com móveis repletos de história
A integração do living transformou a sala, antes estreita, em um espaço ideal para receber, decorado de acordo com a vivência do morador
Contemporaneidade e sofisticação se misturam no living integrado deste apartamento na Gávea, Rio de Janeiro. O morador, um psicanalista de 70 anos, viveu em Paris e trouxe de lá sua mesa de trabalho e duas cadeiras de meados do século XIX, em estilo camponês francês. A partir delas, o arquiteto Francisco Viana criou um décor repleto de referências à história e vivências do morador.
As peças francesas são postas ao lado de móveis brasileiros de diferentes épocas, estimulando uma reflexão sobre a linguagem do design.
Os tons sóbrios do mobiliário já existente, como o sofá Mole assinado por Sérgio Rodrigues, foram a deixa para o uso de cores mais claras e frias em outros elementos. O piso de placas cimentícias brancas é um deles, adornado por tapetes orientais. Assim criou-se um equilíbrio visual, aquecido pela madeira e pelos toques amarelos em luminárias e obras de arte.