Casa transparente e minimalista se volta para o mar
A reforma desta casa na Praia da Joatinga, no Rio, privilegiou a luz natural, poucos e bons móveis e espaços integrados


Depois de mais de 15 anos morando fora do Rio de Janeiro, o casal de publicitários – ele paulista, ela carioca – veio matar as saudades da cidade e se hospedou num hotel localizado na encosta da Joatinga, entre São Conrado e Barra da Tijuca. De olho no horizonte e no azul do mar, os dois tomaram a decisão: era hora de voltar a viver com uma vista incrível na janela. “E por que não comprar algo perto do hotel, já que gostamos tanto da paisagem?”, conta o morador.

Foi assim que a história da reforma desta casa começou, sob os cuidados do arquiteto André Piva, convocado para mexer na planta original, antiquada e pouco aberta para a área externa. “Confiamos no trabalho dele e sabíamos que os espaços ganhariam o clima minimalista e transparente com que sonhávamos”, conta o publicitário.


As obras duraram cerca de um ano, paredes foram postas abaixo e a luz natural entrou sem barreiras. A decoração seguiu o mesmo conceito de buscar leveza e luminosidade. “Eles pediram um visual bem limpo, que não rivalizasse com o entorno”, afirma Piva, que contou com a parceria da arquiteta Vanessa Borges. Com uma vista assim, não poderia ser diferente.

