Casa com decoração contemporânea rodeada por verde
Esta casa, num condomínio próximo a BH, deixa os moradores perto da vida urbana e do trabalho com a vantagem de estar totalmente integrada à natureza
Os moradores desta casa passaram anos numa vida nômade. “Eles mudaram de cidade diversas vezes, no Brasil e pelo mundo, porque o marido trabalhava numa multinacional”, conta o arquiteto mineiro David Guerra, autor do projeto de construção e décor. Quando o executivo decidiu que era hora de ter uma rotina mais tranquila e apostar na carreira de consultor de negócios, a família pôde finalmente criar raízes.
“O casal e seus dois filhos, já adultos, queriam uma casa em que os quatro pudessem receber suas turmas de amigos ao mesmo tempo”, diz David. O arquiteto resolveu a questão com ambientes amplos e conectados, varandas que parecem salas de estar e muitas opções de sofás e poltronas para todos se esparramarem. Se algum grupo quiser mais privacidade, �� só fechar as portas de correr – que isolam ou integram os espaços da parte social.
Outro desejo que influenciou o desenho do projeto veio da moradora: apaixonada por plantas, ela pediu um jardim de inverno. “Um paisagismo fora do corpo da casa, segundo ela, seria um desperdício, pois se tornaria um jardim mais para ver do que para curtir”, fala o arquiteto. Por isso, a área foi posicionada no centro da construção, de 750 m², e dá acesso a todos os espaços do andar térreo. É possível circular de um canto a outro e sempre incluir um pouco de verde no trajeto.
Na decoração, a linguagem é contemporânea, mas passa longe da frieza. A madeira e o ladrilho hidráulico aquecem e equilibram a presença do concreto e do vidro na arquitetura. Muitos móveis foram reaproveitados dos endereços anteriores dos moradores, o que ajudou a trazer a sensação de um décor vivido para uma construção erguida do zero. “Ficou o lugar perfeito para a família, enfim, assentar”, finaliza David.