Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Apartamento de 160 m² ganha charme com decoração minimalista

Assinado pelo arquiteto Giuliano Marchiorato, este apartamento em Curitiba ganhou um projeto intuitivo que esbanja elegância e sofisticação

Por Rafael Belém
Atualizado em 19 Maio 2022, 13h49 - Publicado em 3 out 2017, 15h24

Um lugar contemporâneo e urbano. Essa era a vontade dos moradores deste apartamento de 160 metros quadrados em Curitiba, que convidaram o arquiteto Giuliano Marchiorato para realizar a reforma do local. A única exigência, no entanto, foi a utilização de uma obra de arte, o quadro de um índio, do artista Elon Brasil.

()

A reforma teve início já na planta, em desacordo com os padrões atuais de moradia. O layout aproveitava pouco do potencial do espaço. As áreas íntimas eram muito compactas, enquanto os ambientes sociais e a área de serviço usufruíam de uma metragem exagerada e pouco aproveitada, já que os cômodos eram todos segregados.

(Eduardo Macarios/Giuliano Marchiorato Arquitetura)

Para atualizar o projeto, as áreas sociais foram completamente integradas. A sacada foi fechada com uma pele de vidro e o piso foi nivelado para que os ambientes integrassem pessoas e espaços. Antes, o apartamento contava com quatro quartos pequenos, que se transformaram em três suítes modernas.

Continua após a publicidade
(Eduardo Macarios/Giuliano Marchiorato Arquitetura)
(Eduardo Macarios/Giuliano Marchiorato Arquitetura)

No hall de entrada, o quadro favorito da família dá as boas-vindas aos moradores e visitantes. “Para dar esse contexto lúdico, imaginamos esse índio em uma floresta de árvores. A partir desta ideia desenhamos painéis de lamina de imbuia natural para acolher essa obra de arte e, para complementá-la, adicionamos mais obras com temáticas florestais e naturais”, explica o arquiteto.

(Eduardo Macarios/Giuliano Marchiorato Arquitetura)

Para estabelecer uma unidade com o hall, o arquiteto aproveitou a parede estrutural cega abrigada no estar para continuar com a lamina natural de imbuia, que dá origem a um móvel mutante, ora painel, ora um grande armário para abrigar os pertences da família.

(Eduardo Macarios/Giuliano Marchiorato Arquitetura)

A cozinha integrada se tornou um verdadeiro espaço gourmet, onde todos os eletrodomésticos foram escondidos. A decoração segue um estilo clean e minimalista, que deixa prevalecer a mistura de elementos como a madeira e o jardim vertical. 

(Eduardo Macarios/Giuliano Marchiorato Arquitetura)
(Divulgação/CASA CLAUDIA)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.