Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

4 dicas para decorar usando trepadeiras e pendentes

Quer inovar no décor? Coloque as dicas dos autores Igor Josifovic e Judith de Graaff  sobre decoração com plantas pendentes e trepadeiras em prática!

Por Débora Fernandes
Atualizado em 23 Maio 2022, 09h50 - Publicado em 7 dez 2016, 16h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 2-como-decorar-usando-trepadeiras-e-vasos-pendurados
     (/)

    A internet é poderosa. Foi por meio dela que Igor Josifovic e Judith de Graaff escreveram o livro Urban Jungle: Living and Styling with Plants (Selva Urbana: Vivendo e Decorando com Plantas, Callwey, $35). Os colegas criaram, no mundo virtual, uma grande comunidade de blogueiros, a Urban Jungle Bloggers, que compartilha conselhos sobre criar e decorar com vida verde nas metrópoles. A partir dos conhecimentos da comunidade e do livro, eles compartilharam os truques de uma grande tendência com o Architectural Digest: plantas pendentes e trepadeiras dentro de casa.

    1. Estilizar trepadeiras é uma arte

    2-como-decorar-usando-trepadeiras-e-vasos-pendurados

    Existem diversas maneiras de criar trepadeiras em casa. Uma das favoritas da dupla é adorná-las em torno de janelas, guiadas por linhas de pesca ou fitas. Na dúvida, eles sugerem o plantio em um vaso, deixando a espécie crescer livremente e sem muito planejamento. O resultado é uma aparência mais natural e até rústica, transformando a parede em um pedaço de selva urbano.

    2. Existem muitas boas espécies de trepadeiras e pendentes

    3-como-decorar-usando-trepadeiras-e-vasos-pendurados

    Entre as inúmeras espécies, a preferida de Igor e Judith é a flor-de-cera (Hoya carnosa), por causa de suas cores diversas e folhas fortes e vibrantes. Eles também consideram a jiboia (Epipremnum aureum), hedera e a flor-da-paixão (Passiflora incarnata) extremamente belas, boas escolhas para qualquer ambiente. Entre as pendentes, recomendam a trapoeraba-roxa (Transdescantia pallida) e zebrina, com seus tons arroxeados, e a suculenta colar-de-pérolas (Senecio rowleyanus).

    3. A maneira como pendentes são expostas não precisa ser comum

    4 dicas para decorar usando trepadeiras e pendentes

    É fácil pensar que, pela planta já possuir atrativo visual lembrando uma cascata de folhas, ela não precisa de mais nenhum adorno. Mas os autores incentivam a ousadia: “A tendência do macramé voltou. A peça clássica dos anos 70 está sendo reinterpretada em vasos de macramé suspensos”, comentam. Use e abuse da criatividade para criar jardins incríveis em sua sala, sem que eles encostem no chão.

    4. Cada planta deve ser cuidada de maneira diferente

    Continua após a publicidade
    4 dicas para decorar usando trepadeiras e pendentes

    Da mesma forma que acontece com as suculentas, espécies de pendentes e trepadeiras, apesar de parecidas, requerem alguns cuidados diferentes. Judith e Igor enfatizam que, antes de investir em uma planta, o morador pesquise muito sobre ela. A regra geral, porém, é deixá-las saudáveis e limpas com podas frequentes.

    Leia também: 6 ideias lindas para expôr plantas aéreas

    banner_gotoshop_casa

    Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 9,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.