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7 lições para você faturar com o seu negócio

O segredo é ter um olho no peixe e outro no gato, ou seja: fique esperta com a concorrência!

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 21 jan 2020, 13h32 - Publicado em 24 out 2008, 21h00
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  • Mulher com dinheiro

    Você conseguiu, abriu o “seu” negócio.
    Então de quem ele depende para crescer?
    Foto: Dreamstime

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    Seja por vontade ou necessidade, quem abre mão da carteira assinada para dar vida a um negócio próprio precisa atentar para alguns detalhes, se quiser ter sucesso. A concorrência é grande. Segundo o IBGE, 10% da população brasileira trabalha por conta própria. Especialistas ouvidos por AnaMaria dão sete dicas campeãs para você faturar alto. Veja só!

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    1. Inove sempre!
    Um bom negócio não é, necessariamente, novidade. O importante é inovar nos serviços e na maneira de apresentar o produto ao público. Pense: as pessoas querem comprar o que eu pretendo vender?

    2. Planejamento é tudo
    “Um bom plano de negócio significa avaliar sua capacidade de produção e atendimento”, explica Wlamir Bello, consultor de marketing do Sebrae-SP. Imagine que você venda coxinhas e foi convidada para atender a uma festa. Analise se consegue dar conta do pedido com qualidade. Se preciso, faça parcerias com gente da família.

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    3. Reserve um cantinho para você trabalhar
    Nem sempre é possível montar o negócio fora de casa. A saída é reservar um cantinho só para ele. Nesse espaço deve caber tudo o que for necessário ao trabalho, como um aparelho com linha telefônica exclusiva. “Importante: se você tem filho pequeno, não é recomendável que ele atenda o telefone destinado ao serviço”, alerta Wlamir Bello.

    4. Mantenha-se bem informada
    Sandra Blanco, consultora financeira e autora do livro “Mulher Inteligente”, ensina que a empreendedora deve procurar informações sobre o mercado e a atividade que realizará. Pesquise em revistas, jornais, internet e, se possível, faça cursos. Outro ponto é saber formular o preço do produto ou serviço. O valor final deve incluir custos fixos, como água, luz, telefone, matéria-prima e mão-de-obra.

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    5. Tenha em mente um plano B
    “Não confunda despesas pessoais com as do trabalho. O ideal é destinar um percentual fixo, como se fosse um salário mensal, para as despesas pessoais”, afirma Bello. Lembrando: esse salário sai do preço do produto. Já o lucro será calculado após um ano de trabalho: avalie se a empresa rendeu na alta temporada, cobriu as baixas e sobrou dinheiro. Esse é o lucro.

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    6. Analise a concorrência
    “Na hora de montar um negócio, tenha um olho no peixe e outro no gato, como diz o ditado”, comenta o consultor de marketing do Sebrae-SP. É importante focar no seu público, mas não deixe de analisar a concorrência. Trate também de facilitar a compra. As pessoas se dispõem a pagar mais por aspectos como economia de esforço físico e tempo. Se você vende lanches, que tal entregá-los em domicílio?

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    7. Faça contatos e parceiros
    Tornar-se dona do próprio negócio não significa contar apenas com você mesma. A boa empreendedora é aquela que faz contatos diariamente. Suponhamos que você precise mandar uma entrega com urgência, mas não dispõe de carro ou tempo para atravessar a cidade. O que fazer nesse caso? Contrate um serviço de motoboy que seja barato e eficiente. 

    Você leva jeito para ser patroa?
    Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, as qualidades a seguir são pontos comuns aos 16,5 milhões de empreendedores do país.

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    • Busca de oportunidade e iniciativa;
    • Exigência de qualidade e eficiência;
    • Persistência;
    • Comprometimento;
    • Estabelecimento de metas;
    • Persuasão e rede de contatos;
    • Independência e autoconfiança.

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