Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Trend de misturar shampoo com glitter pode causar cegueira

Confira o vídeo dos jovens fazendo a trend e descubra quais são os outros riscos além da perda de visão

Por Lorraine Moreira
Atualizado em 25 mar 2024, 10h27 - Publicado em 24 mar 2024, 09h41
Glitter pode causar cegueira
Shampoo com glitter vira trend no Tik Tok (Karolina Grabowska/Pexels)
Continua após publicidade

A mistura de glitter com shampoo foi indicada por influenciadores do Tik Tok nos últimos dias, criando uma trend que expandiu para outras redes sociais. O objetivo é deixar o cabelo brilhoso depois do banho, mas essa ação pode causar graves danos à saúde, inclusive perda de visão, e problemas ao meio ambiente. 

 

@melissaverli

Shampoo com glitter 🤩

♬ som original – Melissa Verli

Consequências do uso de glitter para o couro cabeludo

A queda de cabelo é uma das consequências de passar shampoo com glitter na cabeça, segundo Renata Sitonio, médica dermatologista especializada em tratamentos corporais pela Harvard. “O glitter pode acumular nos folículos, gerando resíduos que prejudicam a nutrição dos fios ou causando uma alergia de contato. Em casos mais graves, a queda de cabelo surge.”

O problema se dá pelo tamanho do glitter. “Por se tratar de partículas muito pequenas, é bastante difícil fazer a remoção, o que pode levar a obstrução do óstio folicular. Isso contribui para a dermatite seborreica e dermatite de contato”, acrescenta Ana Carolina Sumam, dermatologista membro da Academia Americana de Dermatologia.

Continua após a publicidade

E não para por aí: a obstrução dos poros e folículos capilares causa um aumento do risco de problemas com acne, de acordo com Michele Kreuz, dermatologista e sócia titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

Outro ponto são as alergias: “embora reações alérgicas sejam menos comuns, algumas pessoas podem ser sensíveis aos ingredientes ou corantes presentes no glitter”, continua Michele. Não existem evidências específicas sobre os efeitos do glitter em shampoos, mas as partículas podem ser irritantes para a pele sensível, causando vermelhidão, coceira e descamação no couro cabeludo, conforme ela explica. 

Renata ainda afirma que o glitter causaria ressecamento nos fios conforme o tempo passasse, o que desencadearia esse processo irreversível que é a quebra, sem a possibilidade de recuperar o fio e trazendo o aspecto de cabelo pouco saudável.

Risco para os olhos

Também é possível ferir os olhos, pois o shampoo e a água podem fazer o glitter escorregar até a região. Nesse momento, caso a pessoa faça movimentos para coçar, é possível que a córnea seja arranhada, mais um motivo para não participar da trend. Caso o acidente aconteça, a indicação da Sociedade Brasileira de Oftalmologia é procurar um pronto-socorro oftalmológico imediatamente.

Continua após a publicidade

Problemas de usar glitter para o meio ambiente

O brilho colorido pode conter microplásticos, poluidores de rios e oceanos. Para se ter ideia do tamanho do problema, os oceanos do mundo todo estão poluídos por cerca de 171 trilhões de partículas de plástico que, se reunidas, pesariam cerca de 2,3 milhões de toneladas, de acordo com estudo divulgado na revista PLOS ONE. 

Além disso, a própria produção do glitter é capaz de gerar danos ambientais, como o consumo excessivo de água e a emissão de gases poluentes. Então, fique ligado e aposte em produtos que tragam o brilho natural ao seu cabelo, sem precisar recorrer ao glitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.