Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Taylor Swift, Anitta e Adele terão músicas removidas do TikTok; entenda

Apesar da grande base de usuários, a plataforma representa apenas cerca de 1% da receita total gerada pela gravadora dos artistas

Por Adriana Marruffo
31 jan 2024, 11h52

A Universal Music Group (UMG) informou nesta terça-feira (30) que deixará de licenciar seus conteúdos para os serviços Tiktok e TikTok Music, assim planejando a retirada das músicas de artistas como Taylor Swift, Harry Styles, Justin Bieber, Anitta e Jão da rede social. A decisão vem após uma falha nas negociações com a plataforma de vídeo em relação à remuneração de artistas e compositores. Entenda.

Os motivos para o fim da parceria UMG X TikTok

Em negociações recentes, a UMG pressionou o TikTok por compensações adequadas e justas para artistas e compositores, segurança digital para usuários e proteção de artistas contra os danos da inteligência artificial.

Em carta aberta, a Universal acusou o TikTok de “tentar construir um negócio baseado na música sem pagar um valor justo”, além de alegar estar sendo intimidada a aceitar um acordo por um valor menor do que o anterior, estando longe do valor de mercado e ignorando o crescimento exponencial.

Empresas como a Universal Music recebem pagamentos de royalties de plataformas de streaming e de mídia social mas, neste caso, o TikTok se ofereceu a pagar apenas “uma taxa que é uma fração do que as principais plataformas sociais semelhantes pagam”.

Continua após a publicidade

Caso não cheguem a um acordo, todas as músicas dos artistas representados pela UMG serão removidas do serviço assim que o acordo expirar.

Em declaração à Reuters, o TikTok referiu-se à narrativa da Universal Music como “falsa” e afirmou que a gravadora não tinha o melhor interesse dos artistas, compositores e fãs, colocando “sua ganância acima”.

O TikTok ainda acrescentou que a gravadora “decidiu abandonar o poderoso suporte de uma plataforma com mais de mil milhões de utilizadores, que serve como promoção gratuita e um veículo para descobrir novos talentos”. 

Continua após a publicidade

Como isso se reflete nos artistas?

No catálogo da gravadora estão artistas como Taylor Swift, Justin Bieber, The Weeknd, Drake, Billie Eilish, Harry Styles, Bob Dylan, Adele, Anitta e Jão.

Entre as principais discussões cercando o fim do acordo está como a retirada do catálogo irá refletir na receita total da UMG e de seus artistas. A gravadora, contudo, afirma que o TikTok representa apenas cerca de 1% da receita total do grupo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.