Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como fazer o penteado durar até o final da festa

Spray de fixação é fundamental, mas os cuidados devem começar já na preparação dos fios. Confira dicas de experts

Por Redação CLAUDIA
Atualizado em 12 jul 2017, 18h51 - Publicado em 8 out 2015, 07h58

 Embaixo do chuveiro

Dispense o condicionador e lave os fios apenas com xampu. O excesso de creme pode deixá-los oleosos, pesados e sem movimento, atrapalhando a construção e a durabilidade do penteado. Se o seu cabelo for seco ou estiver danificado, use um primer capilar depois do banho, no comprimento e pontas dos fios ainda úmidos. Esse tipo de produto iguala o estado da fibra capilar, sela as cutículas e proporciona maciez na medida certa ao cabelo, sem que ele fique melado demais.

  

Livre de umidade  

Nenhum penteado resiste a ela, portanto, retire o excesso de água dos fios com a ajuda de uma toalha macia, apertando-a delicadamente debaixo para cima, e um secador, com movimentos rápidos.

Escova perfeita

Se quiser fios lisinhos, antes de começar a escová-los, espalhe um protetor térmico para protegê-los do calor do secador e também de agentes externos, como o vento e a umidade, depois do penteado pronto. Separe o cabelo em mechas finas, posicione a escova embaixo ou em cima de cada uma delas e passe o secador bem devagar. Vale repetir a manobra algumas vezes para os fios ficarem retinhos. Carregue um xampu a seco na bolsa caso a raiz comece a ficar oleosa. Borrife-o com certa distância da cabeça e passe os dedos parar eliminar possíveis resíduos brancos do produto.

Volume e textura

Para levantar a raiz e auxiliar na sustentação do penteado, aposte em um spray de volume ou em fios desfiados com um pente fino no topo da cabeça. “Em cabelos finos e lisos, gosto de fazer babyliss de raiz para dar textura a eles”, conta a cabeleireira Cristiane Calçolari, do salão L’Officiel III, em São Paulo. No comprimento, passe um produto que ajude a formar e segura as ondas ou os cachos criados com o modelador, como, por exemplo, um mousse. Prefira as versões que protegem os fios do calor do aparelho.

Continua após a publicidade

  

Solto ou preso?  

Os penteados meio presos ou presos são os mais “duráveis”. Não economize em grampos e elásticos, levando alguns na bolsa para casos de emergência. Cruzar dois grampos garante uma sustentação ainda mais eficaz. “Se a opção for um rabo de cavalo bem esticado, use uma pomada a base de água para manter os fios “colados” à cabeça e dar um acabamento brilhante na medida certa”, indica o cabeleireiro Deny Azevedo, do Wig. Salão, em São Paulo.

Finalização

Aqui, seu melhor amigo é sem dúvida o spray de fixação forte. E pode usar sem medo porque, diferentes dos antigos, os produtos mais modernos não deixam o cabelo super duro, difícil de lavar e com cheiro ruim. Borrife a uma distância de cerca de 20 centímetros da cabeça.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.