Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês
Vida digital Por VIDA DIGITAL O time digital de CLAUDIA compartilha o melhor da experiência online: apps que valem a pena, dicas de fotografia e edição, bate-papo com pessoas da área, curadoria de perfis para seguir, além de notícias tech.

Já dá para ler clássicos da literatura via Instagram Stories

Iniciativa genial da Biblioteca Pública de Nova York já está na ativa

Por Isabella Marinelli - Atualizado em 23 ago 2018, 20h22 - Publicado em 23 ago 2018, 20h11

Já perdi as contas de quantas vezes prometi a mim mesma ser alguém produtiva e terminei jogada na cama correndo os olhos pelo meu feed do Instagram. O fato é que, verdade seja dita, muito do tempo que garantimos não ter vai direto para as barras de rolagem nas redes sociais. Quem nunca se pegou, tarde da noite, fuçando em um perfil desconhecido sem qualquer interesse real no conteúdo?

Mea culpa feito para dizer que achei simplesmente incrível uma recente ideia da Biblioteca Pública de Nova York. Em uma ação digital com parceria da agência Mother, ela está lançando a série InstaNovels, que levará livros clássicos para os Stories. Se for para dedicar horas a ele, que seja (também) para ler coisas incríveis, afinal.

View this post on Instagram

Introducing Insta Novels. A reimagining of Instagram Stories to provide access to some of the most iconic stories ever written. And to bring over 300,000 more titles straight to your phone, check out SimplyE (link in bio). #InstaNovels

Continua após a publicidade

A post shared by The New York Public Library (@nypl) on

Títulos famosos, que já caíram em domínio público, ganharão atividades interativas espalhadas pela leitura e ilustrações animadas. As ferramentas de avançar e retroceder, já presentes no aplicativo, facilitarão o folhear de páginas. Será possível ler livros completos, que também estarão salvos nos Destaques. Os primeiros selecionados para o projeto são, respectivamente, Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll; O Papel de Parede Amarelo, de Charlotte Perkins Gilman; e A Metamorfose, de Franz Kafka.

Carrie Welch, que é chefe do departamento de relações públicas da instituição, falou à imprensa que o objetivo do projeto é facilitar o acesso aos clássicos e dar uma nova forma de uso às plataformas. Apesar de incrível, o desenvolvimento abocanhou uma parcela pequenina do orçamento – provando que é possível, sim, inovar com pouco.

Continua após a publicidade

Enquanto escrevo, as partes 1 e 2 de Alice estão disponíveis lá no perfil @nypl – infelizmente, apenas em inglês. Sigo acompanhando e morrendo de curiosidade para ver a evolução desta ideia. Que ela é brilhante já deu para notar.

View this post on Instagram

Join us down the rabbit hole. Alice's Adventures in Wonderland is now available on Insta Novels. To start reading, check the @nypl Highlights for Part 1 (Part 2 available tomorrow). #InstaNovels

A post shared by The New York Public Library (@nypl) on

Continua após a publicidade

Vamos conversar? Me escreva em @isabellamarinelli

Publicidade