Estudo mostra que gato entende o dono, mas o ignora

A pesquisa mostrou que os gatos são capazes de entender o próprio nome

Você já se questionou se o seu gato realmente te ignora ou se ele não te entende quando você o chama? Então, graças a um estudo, você vai conseguir entender o que se passa na cabeça dos felinos.

Segundo um estudo publicado no Scientific Reports, os pesquisadores descobriram que os gatos são capazes de distinguir o nome deles de outros sons aleatóriosIsso basicamente significa que, sim, seu gato está simplesmente te ignorando quando ele não te olha ao seu chamado. 

Foram feitos vários experimentos para analisar como os felinos reagem aos seus respectivos nomes. O estudo foi feito em uma casa de gatos onde os donos estavam presentes mas não eram vistos por seus animais de estimação. 

+ Como dar remédio para o gato

Os pesquisadores escolheram palavras com o mesmo comprimento e som que o nome do gato e pediram para seus respectivos donos e um estranho gravarem ele. O áudio foi tocado para os animais com um intervalo de 15 segundos entre cada um e o nome do gato vinha sempre por último. 

Independente de quem estava falando, a maioria dos felinos reagiram de alguma forma, seja movendo a cabeça ou erguendo as orelhas quando seu nome era falado. 

“Através dos resultados dos experimentos é possível concluir que, pelo menos os gatos que vivem em casas, podem distinguir seus próprios nomes de diferentes palavras”, escreveu um pesquisador. 

Este é o primeiro estudo que demonstra a habilidade dos gatos de entender verbalização humana.

 (HPrelude4/Getty Images)

Leia também: 10 itens curiosos para o seu pet que você precisa conhecer

Mulher que sempre acordava atrasada percebe que gato desligava alarme

Carga mental: você se sente sobrecarregada em casa?