Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês
Cynthia de Almeida Por Mulher S.A. Coluna da jornalista e estudiosa do comportamento feminino Cynthia de Almeida

Tenho medo de investir na minha carreira e não ter emprego

Leitora formada em psicologia não sabe se vale a pena investir em uma pós-graduação ou doutorado

Por Cynthia de Almeida - 6 nov 2017, 18h29

Estou pensando em uma pós-graduação e em um doutorado, mas às vezes me desanimo e penso se depois de tanto estudo ainda haverá campo e empregabilidade para profissionais da minha área (psicologia).

O mundo do trabalho se transforma (felizmente) na mesma velocidade dos avanços da tecnologia e você tem razão em prosseguir com os estudos já que o maior valor da nossa era é o do conhecimento.

Suas dúvidas sobre a sobrevivência da sua especialidade, bem como a de grande parte das ocupações que conhecemos até aqui também são compreensíveis.

Um estudo realizado pelo Institute for the Future, na Califórnia (EUA), prevê que 85% dos empregos disponíveis em 2030 ainda não foram inventados.

Continua após a publicidade

A boa notícia (especialmente para você) é que uma pesquisa da Universidade de Oxford na Inglaterra aponta que centenas de profissões já conhecidas não desaparecerão tão cedo.

Aconselhamento para a saúde mental é uma delas. Outros exemplos de áreas que resistirão, segundo o estudo inglês, são terapia ocupacional, coreografia, engenharia ambiental, entre outros.

Publicidade