Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês
Cynthia de Almeida Por Mulher S.A. Coluna da jornalista e estudiosa do comportamento feminino Cynthia de Almeida

Mercado de trabalho: como não perder a força de vontade?

"A ambição não se extingue, é apenas diferente em diferentes estágios da nossa vida"

Por Cynthia de Almeida - 28 ago 2018, 09h11

Eu sempre me considerei ambiciosa e disposta a qualquer sacrifício para atingir meus objetivos. Hoje acho que tenho novos interesses e menos estímulo para subir na carreira escolhida. Como recuperar a antiga energia?

A questão pode não estar em perda de energia, mas mudança, ou melhor, abertura de foco. Muitas pessoas começam a carreira totalmente identificadas com sua atividade, mas, ao longo do tempo, vão ampliando os horizontes e diversificando seus interesses, como você mesma constatou.

Isso não significa que você “perdeu sua ambição”, mas apenas que o tempo revelou novos caminhos e possibilidades. O que era o eixo prioritário pode dar lugar a novos sonhos, tão válidos e importantes quanto as aspirações originais. É importante prestar atenção a eles e não considerá-los empecilhos ou sugadores de energia.

A vida muda constantemente, seria muito estranho se nosso olhar não se expandisse em diferentes direções. Aproveite o conhecimento e as oportunidades que chegam com a maturidade. A ambição não se extingue, é apenas diferente em diferentes estágios da nossa vida.

Continua após a publicidade

Leia também: Como lidar com a demissão

Arrepender-se em paz

Já votou no Prêmio CLAUDIA? Escolha mulheres que se destacaram

Publicidade