Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês
Cynthia de Almeida Por Mulher S.A. Coluna da jornalista e estudiosa do comportamento feminino Cynthia de Almeida

Como fazer minha chefia entender que estou sobrecarregada?

O argumento inteligente é obrigar quem está no comando a estabelecer prioridades

Por Cynthia de Almeida - 27 mar 2018, 12h23

Como eu sou aquela que sempre resolve tudo no trabalho, cada vez me dão mais coisas para fazer. Existe alguma forma de dizer não para a chefia quando você já está sobrecarregada, mas não quer perder o emprego?

 

Primeiro é importante entender o “sobrecarregada”.  E começar a classificar as suas funções por ordem de importância. Se o que você está fazendo é relevante para a sua empresa, cada tarefa adicionada pode tirar o foco de algo que tem mais valor. É esse o raciocínio a ser levado à chefia no caso de você receber mais alguma incumbência que se somará às demais. Um simples “não dá pra fazer” ou “não tenho tempo” não resolve.

O argumento inteligente é obrigar quem está no comando a estabelecer prioridades. Você pode dizer o seguinte: “Eu estou encarregada desta ou aquela empreitada. Se tiver que fazer mais isso que me pedem agora, vou ter que dedicar menos tempo a algum desses trabalhos. Preciso que me diga onde é mais importante que eu concentre esforços neste momento”.

Continua após a publicidade

Se você é uma profissional reconhecida pela capacidade de fazer e resolver, esta conversa devolve à chefia o ônus de avaliar a relevância de suas demandas e decidir o que quer primeiro ou mais bem executado.

Publicidade