Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Carol Sandler Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por FINANÇAS FEMININAS
Carol Sandler é jornalista, fundadora do Finanças Femininas e autora do "Detox das Compras"
Continua após publicidade

O fundo que toda mulher deve ter

Você já tem o seu Fundo do F&%$*? Aquele que vai te tirar de qualquer situação desagradável?

Por Da Redação
30 Maio 2018, 20h43

Certo dia recebi o e-mail mais triste que já tinha visto: era a história de uma mulher que constatara que seu casamento havia acabado, mas ela tinha um problema. Faltava dinheiro para ela conseguir se manter sozinha. Com isso, ela havia se proposto um prazo de dois anos para juntar dinheiro suficiente para poder se separar.

Eu fiquei imaginando a sua dor. Demora muito tempo para um casamento realmente acabar e, depois de todo este sofrimento, ela ainda teria que esperar dois anos para poder se divorciar.

O que ela precisava – assim como todas nós – era de um “Fundo do F&%$*!”. O termo não é meu, foi cunhado pela jornalista Paulette Perhach, e o princípio por trás dele é o de garantir a sua autodefesa financeira. É um fundo de emergência para você poder se retirar de qualquer situação que não seja mais saudável para você: um relacionamento, um trabalho ou um apartamento, por exemplo.

Com ele, ninguém mais precisa esperar por meses a fio para poder se separar ou pedir demissão. Para uma mulher, ter este dinheiro guardado é chave contra um parceiro abusivo ou um chefe que não reconhece o seu valor.

Então comece o quanto antes. Para montar o seu Fundo F (podemos manter a elegância, afinal!), você precisa sempre guardar uma parte de tudo o que ganha. O ideal é que você poupe 20% do seu salário todo mês, mas nem sempre a gente dá conta. Por isso, comece aos poucos.

Continua após a publicidade

Para conseguir realmente poupar um pouco todo mês, você não pode esperar o dinheiro sobrar na conta no fim do mês. A estratégia deve ser oposta: assim que o salário cair na conta, você tira um porcentual dele. Comece com 5%, depois suba para 10%. Vá aos poucos, até conseguir poupar 20% todo mês.

Desta forma, você vai poder construir a sua independência financeira. Afinal, você não enriquece com o dinheiro que ganha, mas sim com o que guarda. E, neste caso, este dinheiro também vai ser o seu passe livre das situações que pessoa nenhuma deveria enfrentar.

Independência não é algo que você ganha, mas sim conquista. Passo a passo, mês a mês. Com dinheiro guardado, você se torna dona das suas próprias decisões. Isso é poder, amiga.

Para ler mais sobre como construir sua independência financeira, acesse o Finanças Femininas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.