6 marcas de maquiagem veganas e cruelty-free de alta performance
A evolução do mercado de beleza deu espaço para que produtos de alta qualidade também fossem feitos com responsabilidade ambiental
Em algum momento no passado, era difícil encontrar boas opções de maquiagem sem testes em animais e com ingredientes responsáveis. Muitas eram importadas, poucos produtos chegavam por aqui, e as nacionais, muitas vezes, ainda deixavam a desejar. Contudo, com o crescimento do mercado de clean-beauty, unindo tecnologia, investimentos em performance e estéticas ultradesejáveis, é possível encontrar ótimas alternativas para quem busca um nécessaire mais amigo da sua pele e do planeta. Testamos e aprovamos as 6 marcas de maquiagem veganas e cruelty-free de alta performance que você vê a seguir:
Rose Inc
Depois de anos cultivando uma audiência interessada em cuidados de beleza, a modelo Rosie Huntington-Whiteley lança, ao lado da Amyris — empresa líder em biotecnologia —, a Rose Inc. Recém-chegada ao Brasil, ela já faz sucesso pela fórmula de seus produtos, que mesclam skincare e maquiagem como nenhuma outra. “O clean beauty veio para ficar, mas a marca vai além e já nasce com o DNA de embalagens refil e produtos com texturas ultraleves e cores super pigmentadas”, compartilha a nossa colunista e maquiadora, Vanessa Rozan. Entre seus favoritos, estão o blush (R$ 239) que “vem com muita cor, mas é transparente”; os pincéis; e o tinted serum hidratante (R$ 299), com pigmento microencapsulado que “se mistura com a base de ácido hialurônico, esqualano e peptídeos conforme você vai aplicando o produto no rosto”. Sem surpresa, mas vale dizer: o catálogo é vegano e cruelty-free, como qualquer outra marca jovem no mercado hoje em dia. Disponível com exclusividade na sephora.com.br
CARE
Mais conhecida pelos seus produtos de skincare, a marca brasileira criada por Patrícia Camargo e Luciana Navarro possui ótimos itens de maquiagem. Seguindo a proposta multifuncional e descomplicada dos séruns e óleos, o DUO (R$ 125) é blush, iluminador, batom e sombra. Ele é ótimo para looks do dia a dia e para quem não curte muito criar makes muito pesadas. Outro destaque é o recém-lançado lápis-sombra (R$ 99), desenvolvido em parceria com Vanessa Rozan. Com ponta macia, você pode usá-lo em toda a pálpebra ou só para delinear os contornos dos olhos. A pigmentação se constrói por camadas de aplicação, caso queira algo diurno ou mais noturno.
Simple Organic
Outra marca brasileira de bastante excelência (e referência) no mercado nacional de beleza, a Simple Organic é hit entre as pessoas que buscam alternativas clean beauty de alta performance. Ela pode também ser mais conhecida pelos produtos de skincare – tipo as soluções de Gaba e Niacinamida —, mas saiba que a empresa criada pela publicitária Patrícia Lima, em 2017, desenvolveu ótimos produtinhos de make. Fique de olho no Primer Blur Effect (R$ 125), no Glow Iluminador em Pó (R$ 79) e no Pó Lacre Universal (R$ 75) — best-seller translúcido com acabamento matte, o fixador de maquiagem ainda controla a oleosidade da pele. O comprometimento com a pauta ambiental vai além das fórmulas limpas, tanto que a marca foi convidada pela ONU para participar da COP27, no Egito, neste ano. Demais!
Rare Beauty
Selena Gomez é conhecida por falar abertamente sobre pressão estética e o quanto a indústria do cinema (da música, da moda, da beleza, e todas as intersecções) é tóxica para as mulheres, principalmente. Com um mote completamente contrário, caminhando para longe dos “padrões irrealistas de perfeição”, ela lançou a sua Rare Beauty. Na linha de não tentar esconder nada com os produtos e apenas enaltecer a individualidade de cada um, a marca tem ótimas opções para produções mais naturais, mas nem por isso, menos eficientes. O Blush Líquido (R$ 149) e o Iluminador Líquido (R$ 159) são os grandes queridinhos, mas no catálogo você encontra sombras, batons dos mais diversos formatos, bases de cobertura fina e natural, bronzers e até pincéis. Disponível com exclusividade na sephora.com.br
Vic Beauté
A jovem marca, lançada em agosto deste ano, pela jornalista especializada em beleza Vic Ceridono é um deleite para quem não só gosta de beleza, mas também de estética. A linha de produtos ainda está em expansão, mas já é possível vislumbrar o que pode vir por aí. O Stick Tudo (R$ 149), por exemplo, foi especialmente desenvolvido para boca, olhos e bochechas. “Nossa, mas isso tem aos montes no mercado”, você pode pensar, e com razão. Porém, a diferença é a ergonomia da embalagem (linda, aliás), que não estranha os movimentos independente de onde será aplicado. Agora, o lançamento do Duo Sticker (R$ 239) se soma aos batons que também compõem o catálogo. O produto tem, de um lado, um primer matificante sem cor, que absorve a oleosidade e disfarça a aparência de linhas finas e poros, e, do outro, um balm transparente que ilumina e deixa um viço no rosto. Ambos podem ser usados antes da maquiagem ou depois, para retoques. O resultado é bastante impressionate.
Kylie Cosmetics
Invariavelmente, todo mundo acompanha o que acontece no clã Kardashian-Jenner. E com a marca de maquiagem da Kylie Jenner não foi diferente. Fundada em 2015, com apenas um produto, o Kylie Lip Kit (R$ 299, foto) — esgotado em menos de um minuto para a surpresa de ninguém —, a Kylie Cosmetics é um hit. Chegada ao Brasil em maio deste ano, ela traz no catálogo excelentes opções de skincare (oi, espuma de limpeza facial!), mas ganha o público pela performance de suas maquiagens, de alta cobertura, alta textura, alta pigmentação, alta alta alta… Tudo com base nas necessidades de um público mais jovem que é a Geração Z. Disponível com exclusividade na sephora.com.br