Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Garota de 18 anos reacende polêmica sobre botox entre os jovens

Cantora filipina divide opiniões ao anunciar ter injetado toxina botulínica antes de gravar participação em seriado

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 20 jan 2020, 19h56 - Publicado em 11 ago 2010, 21h00
Garota de 18 anos reacende polêmica sobre botox entre os jovens

A cantora Charice Pempengco
Foto: Reprodução

A jovem cantora Charice Pempengco, de 18 anos, virou notícia nos principais jornais norte-americanos, entre eles o “New York Times”, ao anunciar em entrevista à apresentadora Oprah que havia injetado Botox no rosto antes de gravar uma participação especial no seriado “Glee”.

Charice teria optado pela toxina botulínica para “parecer fresca e jovem” no episódio, segundo declarou. Médicos e organizações sociais voltadas aos adolescentes dos EUA, porém, reprovaram a revelação, e chegaram a acusar a garota de ser um péssimo exemplo para os telespectadores da série musical.

Charice Pempengco, que virou inclusive tema para artigos científicos, fez muitos especialistas concordarem: quando o assunto é o surgimento de rugas, o Botox só pode ter algum efeito positivo para mulheres acima dos 35 anos, em média.

Mas o mercado de toxina botulínica para os “teens” é mais aquecido do que se imagina. Segundo a Sociedade Norte-Americana de Cirurgia Plástica, em 2009 o botox foi aplicado 12 mil vezes em crianças entre 13 e 19 anos. Não há como saber, porém, quais destas aplicações foram feitas por motivos médicos e quantas foram feitas por motivos estéticos.

Continua após a publicidade

As agências que regulamentam o uso da toxina botulínica no mundo liberaram o uso da substância em 2002, sendo que crianças com mais de 12 anos podem receber tratamento, desde que voltado à doenças como tiques, suor excessivo (hiperidrose), certos tipos de estrabismo, tremores nas pálpebras e no pescoço, além de dor de cabeça e enxaqueca.

Médico aplica Botox entre as sobrancelhas de paciente
Foto: Reprodução

A dermatologista Denise Steiner, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, alerta que, apesar da regulamentação do uso da toxina, é muito importante considerar alguns pontos antes de apostar nas injeções. Confira:

Escolha um bom profissional
A melhor maneira de evitar riscos é consultar um dermatologista ou cirurgião plástico credenciados pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, respectivamente. Apenas eles são capazes de avaliar se a técnica é indicada ao seu caso e alertar para possíveis efeitos indesejáveis.

Continua após a publicidade

Custo/benefício
A indicação para o uso de botox ocorre, em geral, por volta dos 38 anos, segundo Denise Steiner. “Normalmente é a partir dessa idade que as rugas de expressão começam a se instalar. Acima dos 50 anos a eficiência dessa substância diminui sensivelmente, pois a pele é mais flácida e a relação custo/benefício cai bastante”, explica. É importante ter em mente que, quem aplica botox uma vez, não precisa obrigatoriamente reaplicá-lo. Também não procede a crença de que, se não o fizer, marcas e rugas voltam piores. A necessidade de usar a toxina novamente depende de cada pessoa e, de maneira geral, costuma acontecer a cada quatro ou cinco meses.

Considere os riscos
Eventualmente podem ocorrer sequelas temporárias, porém incômodas, como queda da pálpebra, visão dupla, alteração do sorriso e flacidez das bochechas. Elas estão ligadas à anatomia pessoal e à habilidade do médico. De acordo com Denise, em geral a aplicação do botox não traz consequências mais sérias, além de eventuais pequenos hematomas (manchas roxas) e inchaço. É bom saber que os primeiros efeitos costumam ser percebidos cerca de 48 horas após a aplicação. Em uma semana, o resultado é de 80% e, em 15 dias, de 100%.

*Com informações da AnaMaria

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.