Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Associação de técnicas pode ser mais eficiente no combate à celulite

Entenda os tratamentos do mercado com as dicas de especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 1 fev 2023, 10h20 - Publicado em 26 ago 2010, 21h00
O mercado de cosméticos tem várias ofertas de cremes que afirmam ser eficientes no combate à celulite, mas o dermatologista Aldo Toschi, conselheiro da Sociedade Brasileira de Dermatologia de São Paulo, alerta que nem sempre os produtos têm o efeito desejado para a estética.

A dificuldade é que os furinhos têm um tratamento único, dependendo de cada caso, já que seu surgimento combina fatores genéticos e de comportamento.

Os consultórios médicos, porém, possuem diversos tratamentos que utilizam a associação de tecnologias diferentes como laser, radiofrequência, raios infravermelhos, ultrassom e massagens, que podem ser mais eficientes no combate ao problema.

“A massagem dérmica ou drenagem linfática reduz o inchaço, melhorando a elasticidade e a tonificação cutânea; o uso de laser de diodo e dos raios infravermelhos reduz o tecido gorduroso; a aplicação de ultrassom favorece a quebra de moléculas de gordura e potencializa sua eliminação pelo suor e pela urina”, resume o especialista.

As emissões de ondas de radiofrequência são outra alternativa: elas aquecem e remodelam as fibras de colágeno reduzindo a flacidez, e a estimulação elétrica que fortalece o tônus muscular. Existem ainda os procedimentos de subcisão (um tipo de cirurgia dermatológica) e o uso de preenchedores (como o ácido hialurônico) que diminuem as depressões na pele.

Antes de testar algum tratamento, porém, é necessário fazer exames gerais e hormonais, para não correr riscos e acertar na escolha do procedimento.

Continua após a publicidade

Cardápio
Antes de enfrentar o consultório, porém, é preciso mudar hábitos alimentares e se exercitar. “Junto com o sedentarismo e a disposição genética, os alimentos inadequados geram celulite”, alerta Denise Steiner, também da SBD.

A profissional sugere o consumo de alimentos com lecitina (soja), ácidos graxos essenciais (salmão, amêndoas e azeite), aminoácidos (peixe branco, feijão, frango e legumes) e com vitamina C para criação do colágeno saudável (frutas cítricas), como forma de se evitar ou reduzir o problema.

Desaconselha também alimentos ricos em açúcar, sal, café e bebidas cafeinadas, álcool e alimentos como batatas fritas, pratos prontos e sopas enlatadas, entre outros, pois eles contribuem para o acúmulo de gordura.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.