6 coisas que você precisa saber sobre esfoliação facial

1. Para quem é indicado?

O processo elimina células mortas, refina a pele e ajuda o hidratante a penetrar melhor. Além disso, melhora a textura da pele, tornando-a mais suave, viçosa e sedosa. É uma medida altamente benéfica para peles oleosas ou mistas. Só evite se sua pele estiver ressecada demais ou descamando. Atencão: jamais faça esfoliação facial se tiver acnes inflamadas, feridas abertas, cicatrizes recentes, cortes, inflamação, psoríase, hematomas ou eczema no rosto.

2. Quando se deve fazer a esfoliação?

Depende do tipo de pele. Se a sua é seca, faça a esfoliação a cada quinze dias; se for mista ou oleosa, de uma a duas vezes por semana, dependendo do grau de oleosidade.

3. Qual produto deve ser usado?

Escolha um produto suave, com esferas macias, como as de jojoba. Nas oleosas é melhor apostar nas fórmulas em gel ou sérum. Se a pele for seca, use as versões cremosas ou loções, que hidratam.

4. Como aplicar o produto?

Antes de mais nada, espalhe um emoliente no rosto, como um demaquilante, para garantir que o esfoliante, que virá a seguir, deslize melhor e não machuque a pele. Passe com as mãos ou com um algodão. A esteticista Roseli Siqueira, de São Paulo, mostra como se faz:

  1. Comece passando o esfoliante na testa, com movimentos circulares suaves, e vá descendo até o nariz. Essa é a chamada zona T, que concentra maior oleosidade – daí a importância da aplicação circular, para aumentar a penetração do produto.
  2. Como os olhos são regiões sensíveis, passe o esfoliante apenas dos ossinhos das maçãs para baixo e poupe as pálpebras. Partindo do nariz, espalhe o creme em direção às têmporas.
  3. As abas do nariz e o queixo também ganham o creme de forma circular, pois costumam acumular oleosidade e cravos.
  4. O buço é muito sensível e pode até manchar com uma aplicação agressiva do esfoliante. Melhor deixá-lo de lado.
  5. O processo começa de novo pela testa, em vai e vem.
  6. A região abaixo dos olhos, onde ficam as bolsas e as olheiras, também recebe a máscara, já que ela ajuda a melhorar a circulação, reduzindo inchaços.
  7. Os movimentos, agora, devem ser ainda mais delicados e sempre de dentro para fora e de baixo para cima. Espalhe a máscara do nariz em direção à ponta das sobrancelhas e da boca até as têmporas. Deixe agir por 15 minutos e retire com água corrente ou algodão umedecido.

5. Quais são os cuidados que devem ser tomados?

Passe protetor solar logo após da esfoliação. Mesmo assim, evite a exposição solar no dia. Não faça depilação depois de uma esfoliação facial.

6. Posso usar o esfoliante de corpo no rosto?

Não, isso pode machucar seu rosto. Os produtos para o rosto possuem grânulos menores e mais delicados do que os feitos para o corpo, que levam grânulos grandes.