Cúspide: descubra se você é influenciado por dois signos astrológicos
Dependendo do dia em que nascemos, é possível descobrir se somos influenciados por dois signos ao mesmo tempo
Você sabia que há pessoas que são influenciadas por dois signos astrológicos simultaneamente? Este é o conceito de cúspide, termo matemático que foi ressignificado na astrologia. “O mapa astral é dividido em 12 casas — ou signos. Estes signos vão sendo contados em graus, de zero a trinta. Então por exemplo: numa porção de 0 a 30, temos Áries. Em outra porção [também de 0 a 30] temos Touro. E por aí vai… Portanto, a pessoa que está no grau 29, na faixa de transição entre signos, pode considerar que é influenciada por duas casas”, explica a astróloga Lyziane Menezes.
Tal ideia vem ganhando força entre os adeptos da astrologia com viés mais comportamental, já que existe um tempo de transição entre uma coisa e outra. “Neste período é que percebemos a ideia de que há alguns indivíduos com personalidades híbridas”, complementa a especialista.
E como descobrir que nasci na cúspide?
Isso é muito simples: Lyziane explica que os nascidos entre os dias 20 e 23 de cada mês possuem personalidade híbrida. Quem faz aniversário em fevereiro também pode considerar o dia 19, já que o mês costuma ser menor em relação aos outros.
Um exemplo: quem nasce em 21 de março, apesar de ser ariano, também é influenciado por Peixes. Já os nascidos em 20 de abril são arianos com influência de Touro. Entendeu?
“Vale ressaltar que estamos falando de uma influência. Isso não significa que você tem dois signos. Contudo, em alguns momentos do ano, uma casa pode estar em maior evidência que a outra”, afirma.
Confira a seguir, as características de cada cúspide explicadas por Lyziane Menezes:
Peixes-Áries
Neste caso, encontramos pessoas guerreiras. Existe a intuição e espiritualidade aflorada de Peixes com a facilidade de liderança de Áries. Comumente são indivíduos que se entregam à questões de devoção e costumam seguir fielmente aquilo que engaja as suas rotinas.
Áries-Touro
Aqui existe a junção de dois pontos de vista diferentes: Áries é o realizador, enquanto Touro inspira a persistência e o sair da zona de conforto. São indivíduos ousados, que vão além e comumente tocam projetos inovadores.
Touro-Gêmeos
Enquanto Touro é beneficiado pela versatilidade e a capacidade de enxergar outros pontos de vista de Gêmeos, este é influenciado por Touro a concretizar suas ideias. Portanto, os nascidos nesta cúspide possuem grande facilidade em colocar ideias no papel. Entretanto, também podem vivenciar períodos de extrema expansão seguidos por fases de reclusão absoluta.
Gêmeos-Câncer
Esta junção traz às pessoas a capacidade de se permitirem viver as próprias emoções, fugindo um pouco da racionalidade exacerbada. O único desafio é utilizar a energia de Gêmeos para manter o equilíbrio entre um existir emocional e racional. “A combinação é bem-sucedida quando conseguimos expressar e nomear os sentimentos, sem deixar que eles nos dominem”, diz Lyziane.
Câncer-Leão
Essa cúspide une Câncer (regido pela Lua) e Leão (regido pelo Sol). Em harmonia, temos as junções das energias femininas e masculinas em um só corpo. “Quem nasce nessa divisão costuma ser bastante apegado à família e ancestralidade. Pode inclusive ter dificuldades em sair da casa dos pais ou morar fora do país. Mesmo assim, essa cúspide traz uma personalidade que, ao mesmo tempo que se reconhece, sabe dar espaço ao próximo”, aponta.
Leão-Virgem
Aqui, os leoninos são beneficiados pela capacidade de comunicação e praticidade dos virginianos. “Eles amadurecem mais os projetos, sem abrir mão da inovação. Portanto, é a criatividade de Leão unida à organização de Virgem”, esclarece.
Virgem-Libra
Virginianos com esta cúspide tendem a se abrir para questões que fogem da rotina e materialismo. Ao mesmo tempo, os traços librianos são amenizados pela energia de Virgem, que nos ensina a realizar escolhas assertivas, sem muita indecisão.
Libra-Escorpião
Notícia boa: segundo Lyziane, os nascidos nesta cúspide se tornam experts no flerte. Isso porque Libra aprende com Escorpião a enxergar tudo aquilo que está oculto, acreditando mais na intuição. Ao mesmo tempo, Escorpião consegue se expor mais graças ao magnetismo libriano. Ou seja: são conquistadores natos.
Escorpião-Sagitário
Enquanto Escorpião está intimamente ligado ao autoconhecimento, Sagitário traz a força de seguir as suas próprias filosofias de vida. Portanto, este é um mix de signos que nos inspira a buscar aprofundamento em nossas relações, ao mesmo tempo em que nos convida a sempre mergulharmos em nós mesmos.
Sagitário-Capricórnio
Pessoas desta cúspide costumam adotar uma postura por horas jovem e livre, e por outras, madura e conservadora. “É o irresponsável e responsável andando lado a lado. De certa forma, o que estes dois signos fazem é potencializar o nosso senso de responsabilidade. Ao mesmo tempo, Sagitário age em Capricórnio para mostrar que também devemos valorizar questões emocionais e aprender a pedir ajuda”, pontua Menezes.
Capricórnio-Aquário
Pessoas com influência de Capricórnio e Aquário costumam ser mais reservadas, caladas e observadoras. Ao mesmo tempo, possuem grande facilidade de colocar ideias em prática. O grande desafio aqui é reconhecer que as tradições possuem valor, ao mesmo tempo em que o disruptivo também é necessário. Saiba escolher essas abordagens nas horas certas.
Aquário-Peixes
Os aquarianos nesta cúspide aprendem a compartilhar, graças à energia de Peixes. Portanto, são menos frios do que o habitual. “Aquário costuma ser muito racional e independente, mas neste caso, acaba reconhecendo a necessidade de pedir ajuda de vez em quando”, conclui.