Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

BDSM: dicas para iniciantes que desejam se aventurar no fetiche

Apesar de ter muitos adeptos, o BDSM ainda é alvo de inúmeros tabus e preconceitos na sociedade

Por Kalel Adolfo
30 Maio 2024, 10h00

As práticas do BDSM (acrônimo que representa as práticas de Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo) causam, na maioria das pessoas, um misto de curiosidade e surpresa. Contudo, somos frequentemente bombardeados com noções equivocadas acerca do que acontece neste universo. “50 Tons de Cinza”, por exemplo, transmite uma imagem extremamente distorcida do fetiche.

Com isso, muitos interessados no assunto acabam se afastando desse desejo, deixando de se aventurar em novas formas de encontrar prazer. Por isso, entrevistamos Claudia Petry, sexóloga, membro da SBRASH (Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana), e especialista em Educação para a Sexualidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SC), que dá dicas para iniciantes que desejam se aventurar no BDSM. Confira:

O que é BDSM

Antes de tudo, é necessário entender o que, de fato, é o BDSM. Claudia explica que o fetiche é um conjunto de atividades e dinâmicas que envolvem o consentimento, poder e prazer entre os participantes.

“‘BDSM’ é um acrônimo que representa as práticas de Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo. Envolve a exploração de papéis, jogos de poder, restrições físicas, disciplina, impacto, entre outros elementos”, diz.

Continua após a publicidade
A sexóloga Carla Cecarello explica por que algumas pessoas encontram prazer em sentir e provocar dor na transa.
Um dos maiores mitos é acreditar que o fetiche está relacionado à violência e ao abuso (Anna Shvets (Pexels)/Reprodução)

Maiores mitos sobre o BDSM

De acordo com a sexóloga, existem inúmeras ideias equivocadas e mitos comuns sobre o BDSM. Um dos maiores é acreditar que o fetiche está relacionado à violência e ao abuso: “Não podemos esquecer que a prática é baseada no consentimento, segurança e comunicação entre os participantes. Todas as atividades são realizadas de forma consensual e com limites estabelecidos”, afirma.

Outro mito é associar o BDSM à perversão ou a alguma forma de doença mental. “Na realidade, estamos falando de uma prática sexual e erótica que envolve a exploração consensual de fantasias e desejos. Não há nada de patológico em participar dessas atividades”, declara.

Continua após a publicidade

O mesmo vale para aqueles que afirmam que o interesse está relacionado a traumas ou abusos passados. “Essa não é uma verdade universal”, reitera a especialista.

Dicas para iniciantes no BDSM

A seguir, Claudia Petry lista algumas das melhores dicas para quem deseja começar a explorar o universo do BDSM de forma segura e gradual:

Continua após a publicidade

1. Pesquise sobre o assunto

Se você está lendo essa matéria, provavelmente já está seguindo a primeira dica. De acordo com Claudia, dedicar tempo para aprender sobre o BDSM, seja através de livros, artigos, vídeos educativos e comunidades online confiáveis, é extremamente importante para que tenhamos confiança naquilo que desejamos explorar.

2. Comunicação é essencial

A sexóloga indica conversar abertamente com seu parceiro sobre suas fantasias, limites e expectativas antes de iniciar qualquer atividade BDSM. Aliás, é neste momento que as famosas “palavras de segurança” se tornam essenciais.

A palavra de segurança é uma ferramenta indispensável para garantir o bem-estar dos participantes. Trata-se de uma palavra ou frase acordada previamente, que é utilizada para sinalizar a necessidade de interromper ou pausar a atividade”, diz.

Continua após a publicidade

Além da palavra de segurança, outros recursos, como a negociação de limites, o uso de sinais e gestos, e o cuidado pós-cena, também são importantes para garantir uma prática segura e consensual, explica Claudia Petry.

3. Comece com atividades leves

A especialista indica iniciar com práticas menos intensas, como vendas nos olhos, amarras suaves e spankings leves. “Não se esqueça de sempre respeitar os limites e os sinais de segurança.”

4. Participe de eventos da comunidade

Caso tenha essa possibilidade, tente participar de eventos e workshops sobre BDSM: “Lá, você poderá aprender com profissionais e praticantes experientes”, aconselha.

Continua após a publicidade

5. Considere a orientação de um profissional especializado

Caso queira uma introdução mais segura (e completa) ao BDSM, Claudia indica procurar a orientação de um dominador ou dominatrix profissional, que poderá guiar suas primeiras experiências de forma consensual, segura e respeitosa.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.