Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Momento especial: Menina de 12 anos ajuda no parto do irmãozinho

A menina estava chateada porque achou que não conseguiria ver o parto quando o médico perguntou se ela não gostaria de ajudar no procedimento

Por Da Redação
Atualizado em 14 jun 2017, 19h10 - Publicado em 14 jun 2017, 19h06

Jacee Dellapena, uma garotinha americana de 12 anos, participou diretamente do parto de seu irmão caçula. As imagens em que ela aparece recebendo o garotinho em seus primeiros segundos de vida são emocionantes. O momento especial aconteceu em um hospital no estado norte-americano de Mississippi na semana passada. Ela estava triste por acreditar que não poderia participar do parto, então o médico a convidou para participar do procedimento.

Leia também: Após curso de doula, fotógrafa se dedica a registrar com delicadeza partos naturais

Dede Dellapena, mãe dos dois, fez um relato na página de Facebook Love What Metter e aconselhou outros pais a deixarem seus filhos participarem do parto dos irmãos mais novo. “Se a criança tem idade apropriada e maturidade que a situação exige, os pais deveriam permitir a presença delas na sala de parto”, encorajou.

A menina esteve presente durante todo o tempo, o que reconfortou Dede. “Observar as expressões dela foi impagável. Me concentrar no rosto dela quando fazia força me ajudou muito”, disse a mãe.

(Reprodução/Facebook)

Leia também: Médico comenta procedimento em parto que Bela Gil afirma ter arruinado sua vida sexual por um ano

CLAUDIA conversou com a doula e educadora perinatal Silvia Delman para saber se existe alguma restrição em situações como essa. Delman disse que não vê problemas na presença de crianças durante o nascimento dos irmãos desde que haja uma equipe de saúde habilitada para a assistência no parto. 

No Brasil, no entanto, não é permitida a presença de crianças na sala de parto de hospitais. Sendo assim, muitas mães tem optado por dar à luz aos filhos mais novos em casa para que os irmãos mais velhos possam participar, como a chef e apresentadora Bela Gil.

Apesar de sua primogênita Flor ter nascido em um hospital em Nova York, nos EUA, ela e seu marido João Paulo Demasi decidiram receber o pequeno Nino em casa. Uma equipe especializada em parto humanizado acompanhou tudo enquanto Flor realizava o sonho de participar do nascimento do irmãozinho. 

View this post on Instagram

Há 1 ano #ninochegou rodeado de amor e serenidade!!! Cara, minha parteira querida, Angie, minha doula incrível, Flor, minha melhor companhia e JP meu porto peguro, agradeço por terem feito parte desse momento inesquecível. Desejo ao nosso Nino um caminho de felicidade. 💙🎉💙🎉💙🎉💙

A post shared by Bela Gil (@belagil) on

Leia também: Os benefícios do parto normal

“As famílias devem fazer um plano de parto, contendo todas suas expectativas em relação ao procedimento e quais condutas devem ser tomadas e levar essa plano para a equipe de saúde”, informa Delman.

Um dos pontos que o plano precisa contemplar é a presença de outras pessoas que não sejam da equipe de saúde na sala do parto. “Acontece muito de as mães quererem seus outros filhos no ambiente, mas é preciso ter em mente que a criança pode não reagir bem àquele momento. O parto pode demorar demais, a mãe vai sentir dor e a criança pode não querer ficar ali. Temos que saber quem vai tomar conta dessa criança”, disse.

Veja as fotos de Jacee ajudando no parto de seu irmão:

(Facebook/Reprodução)
(Reprodução/Facebook)
(Reprodução/Facebook)
(Reprodução/Facebook)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.