Seu filho anda cansado durante o dia? A culpa pode ser do celular

Estudo aponta que crianças e adolescentes que usam dispositivos móveis antes de adormecer são mais propensos a ter carência de sono e a ficar sonolentas

Um estudo com mais de 26 mil crianças apresenta evidências concretas que relacionam o uso de aparelhos eletrônicos no horário de dormir com sono inadequado, carência de sono e sonolência durante o dia. A pesquisa foi lançada pela Academia Americana de Pediatria – e oferece subsídio para mandar as crianças largarem tablets e celulares mais cedo.

Os pesquisadores, liderados por Ben Carter da King’s College London, analisaram estudos passados com crianças e adolescentes em idade escolar entre 6 e 19 anos na América do Norte, Europa, Ásia e Austrália. Eles descobriram que aquelas que costumam usar dispositivos móveis na cama antes de adormecer são duas vezes mais propensas a dormir menos do que nove horas por noite – período indicado como saudável para a faixa etária.

Além disso, crianças e adolescentes que mantêm celular ou tablet no quarto durante a noite tem 50% a mais de chance de ter carência de sono do que quem não mantêm o hábito; bem como duas vezes mais probabilidade de estarem excessivamente sonolentos durante o dia.

As descobertas do estudo foram comentadas na publicação pelos pesquisadores Charles Czeisler e Theresa Shanahan, de Harvard. De acordo com elas, “o uso de dispositivos móveis na cama promove estímulos sociais e psicológicos no momento em que a transição para o sono requer que o cérebro relaxe”.

Outro fator abordado pelo estudo, além do atraso do sono ocasionado pelo uso dos dispositivos móveis, é o efeito provocado pela luz emitida pela tela desses aparelhos. De acordo com os pesquisadores de Harvard, a luz é capaz de suprimir a melatonina, hormônio que diz ao cérebro quando é hora de dormir. Outro fator considerado prejudicial é ansiedade em responder as mensagens de texto e aceitar se desconectar.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s