Guia Michelin: os restaurantes premiados do ano, no Rio e em São Paulo

Entre as novidades da segunda edição, divulgada nesta quinta-feira (28), estão o Esquina Mocotó, o Tête-à-Tête, o Kan Suke, em São Paulo, e o Eleven, no Rio, que receberam uma estrela

Não houve grandes mudanças em relação à primeira edição do guia de restaurantes mais famoso do mundo, divulgada nesta quinta-feira (28), em uma cerimônia no Copacabana Palace, no Rio. Mas houve, sim, algumas boas notícias. O restaurante D.O.M, do chef Alex Atala, manteve a sua classificação e continua sendo o único a receber duas estrelas.  Entre as novidades, estão a entrada do Esquina Mocotó, do Tête à Tête e do Kan Suke, todos em São Paulo, na categoria de uma estrela. No Rio, o Eleven Rio agora também figura nesta lista. O restaurante Tordesilhas, da chef Mara Sales, passou a integrar a categoria “bib gourmand” (casas que têm boa relação entre preço e qualidade). A cozinha japonesa no Brasil continua entusiasmando os avaliadores do Michelin: em um total de 19 restaurantes estrelados estão seis japoneses, cinco em São Paulo e um no Rio. 

Apenas duas casas perderam suas estrelas, porque fecharam as portas durante o período de avaliação: o carioca Oro e o paulistano Epice – o primeiro, acaba de reabrir em novo endereço e com nova proposta.

Há quem critique a versão brasileira do Guia Michelin, por considerá-la conservadora demais ou pouco precisa nas avaliações. Também há quem ache algumas indicações ousadas demais. O diretor internacional, Michael Ellis, afirma que “o que o guia faz é aplicar um método existente há cem anos, com critérios objetivos, que quando é entendido pelos chefs eleva a qualidade da cozinha”. 

Como funciona o guia?

A Michelin conta com especialistas em gastronomia e hotelaria treinados (os inspetores), que visitam anonimamente mais de 500 casas, entre São Paulo e Rio, com o objetivo de avaliar suas receitas. Cinco critérios são levados em consideração neste processo: qualidade de ingrediente, personalidade de cozinha, técnicas de cozimento e harmonia de sabores, custo-benefício e regularidade (no conjunto da refeição e ao longo do tempo).  Uma estrela é atribuída aos restaurantes com cozinha muito boa; duas estrelas, aos de cozinha excelente e três estrelas, àqueles com cozinha excepcional – ainda não há casas nesta última categoria no país. Também há os indicados à categoria “bib gourmand”. 

Confira a seguir a lista completa de estrelados da segunda edição do Guia Michelin (Rio-São Paulo):

Indicado com duas estrelas – São Paulo

D.O.M. (Alex Atala)

Indicados com uma estrela – São Paulo

Attimo

Dalva e Dito 

Esquina Mocotó

Fasano 

Huto 

Jun Sakamoto 

Kan Suke – estreia no guia

Kinoshita 

Kosushi 

Maní 

Tête-à-Tête – estreia no guia

Tuju 

 

Rio de Janeiro

Eleven Rio – Estreia no Guia

Lasai 

Le Pré Catelan

Mee 

Roberta Sudbrack 

Olympe 

Indicados na categoria “Bib Gourmand” – São Paulo

Antonietta Empório

Arturito

Le Bife – Estreia no Guia

Bona – Estreia no Guia

Brasserie Vitória

Casa Santo Antônio

Ecully

Jiquitaia

Manioca – Estreia no Guia

Marcel

Mimo

Miya

Mocotó

Petí Gastronomia – Estreia no Guia

Sal Gastronomia

Tartar & Co

Tian

Tordesilhas – Estreia no Guia

Zena Caffè

 

Rio de Janeiro

Anna – Estreia no Guia

Artigiano

Entretapas – Estreia no Guia

Gurumê – Estreia no Guia

Lima Restobar

Miam Miam

Oui Oui

Pomodorino

Restô

Riso Bistro – Estreia no Guia

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s