Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Entenda por que a filha de Nina Simone se revoltou pelas ofensas direcionadas à Zoë Saldaña

“Ela é apenas alguém que faz parte de algo muito maior,” disse Lisa Simone Kelly

Por Débora Stevaux (colaboradora)
Atualizado em 28 out 2016, 02h01 - Publicado em 7 mar 2016, 14h59

A família de Nina Simone não está decepcionada com a escolha de Zoë Saldaña para interpretar o papel do filme biográfico Nina, revelou a filha da cantora em recente entrevista à Time.

Lisa Simone Kelly, em uma recente entrevista para a revista Time, comentou sobre o recente tweet enviado da conta oficial de Nina reclamando da escolha de Zoë para interpretar o papel. Kelly disse que não tinha conhecimento da declaração. A situação se esclareceu quando a família de Simone afirmou ter contratado um conhecido para que controlasse o site oficial e a página oficial do Facebook da cantora há alguns anos, mas quando Aaron Overfield, o tal amigo foi contatado, ele não retornou as ligações para comentar o incidente.

 

“Zoë Saldaña, bonita a história, mas por favor, tire o nome da Nina Simone da sua boca, pelo resto da sua vida.”

 

“É uma pena que Zoë Saldaña esteja sendo tão atacada quando ela é apenas alguém que faz parte de algo muito maior”, explicou Kelly. “É claro que ela está dando o melhor para o projeto, mas infelizmente, está sendo atacada quando na verdade não é responsável pelo roteiro do filme ou pelas mentiras são contadas nele.” Familiares da cantora também deixaram claro a desaprovação do controverso longa Nina, que eles dizem retratar de maneira deturpada a relação entre ela e seu empresário, Clifton Henderson, interpretado por David Oyelowo.

“O filme é sobre o relacionamento da minha mãe com Clifton, um relacionamento que nunca existiu. Eles nunca tiveram uma relação amorosa”, disse Kelly, complementando que Henderson era gay. “Desde o início, o projeto era ruim. Claramente não é verdadeiro à respeito da história da vida da minha mãe, e todos sabem disso. Não é dessa forma que você gostaria que as pessoas que você ama se lembrassem de você.”
Kelly disse que após ter assistido o trailer do filme, lançado dia 22 de abril, ela realmente não sentiu muito a não ser pena pela Zoë.

Saldana vem sendo criticada por ter uma pele mais clara que a de Simone, fator que endossa argumentos sobre o embranquecimento da indústria cinematográfica. Outras questões alarmantes giram em torno da polêmica da atriz ter usado uma prótese de nariz e maquiagem escura durante as filmagens. Escurecer a pele de atores com maquiagem é uma prática bem conhecida do meio artístico, o blackface, foi utilizado por muito tempo, numa época em que não era permitido aos negros serem atores, esses eram representados de maneira bem caricata por brancos pintados de preto. Kelly declarou à Time que a sua família “não está chateada com Zoë”, mas eles também não acreditam que ela foi a escolha certa para o papel por uma série de motivos.

Continua após a publicidade

“Existem outras atrizes maravilhosas que poderiam ter interpretado mais adequadamente minha mãe, além de trazê-la às telas com um roteiro mais acurado, uma equipe certa, e o bom senso de esperar para tornar pública a verdadeira jornada de minha mãe. E ‘Nina’, na minha opinião não fez nada disso”, arrematou Kelly. 

Assista ao trailer oficial em inglês do longa: 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.