Empresa indiana oferece “licença menstrual” para funcionárias

A companhia incentiva que as funcionárias tirem uma folga no primeiro dia dos seus ciclos

A empresa de mídia Culture Machine, baseada em Mumbai, na Índia, oferecerá ‘licença menstrual’ para suas 75 funcionárias, incentivando-as a tirar uma folga no primeiro dia dos seus ciclos, por conta de dor e mal-estar típicas do período. Além de adotar a política, a empresa enviou uma petição para o Ministério do Desenvolvimento da Mulher e da Criança e para o Ministério do Desenvolvimento Humano da Índia; o objetivo é que a medida seja nacionalizada. 

Menstruação é tema tabu na Índia e outros países com predomínio da religião Hindu, como Nepal e Bangladesh. Mulheres menstruadas costumam ser vistas como impuras e, em alguns locais, não podem dormir em suas casas durante o período. Não raramente, elas são vetadas de frequentar eventos familiares e sociais. 

Leia também: Menstruação ao redor do mundo: o tabu ainda existe

Países como Japão e Taiwan já têm leis que estabelecem uma ‘licença menstrual’. A empresa indiana é uma das primeiras a adotar a política no país. Ela lançou um vídeo mostrando a reação de suas funcionárias ao receber a notícia e comentando a importância da licença. “Menstruar não é um constrangimento, faz parte da vida”, diz uma das funcionárias. Assista ao vídeo abaixo, em inglês:

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

 

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s