7 dicas para quem quer ir de bicicleta para o trabalho

Quer trocar o carro pela bicicleta para ir ao trabalho? Separamos tudo o que você precisa saber. Siga a lista abaixo e saia pedalando já!

Inspirado no Bike To Work Day, um evento anual realizado em várias cidades do mundo para promover a bicicleta como uma opção de transporte no dia a dia, a ONG Bike Anjo elegeu o dia 8 de maio para incentivar a locomoção sob duas rodas. O site debikeaotrabalho.org mostra como você pode pedalar mais. Aqui, no nosso site, separamos algumas dicas para você perder o medo e começar já essa atividade!

Crie intimidade com a bicicleta

“A primeira coisa que você precisa fazer é conhecer o seu instrumento”, explica Alexandre Cruz, mebro do Bike Anjo. “É como começar a andar de carro: você deve aprender quais são as noções básicas para se sentir seguro e perder o medo”, completa.  

iStock/Thinkstock/Getty Images

iStock/Thinkstock/Getty Images

Comece aos finais de semana

“Use o sábado e o domingo para você se adaptar ao trânsito, à velocidade dos carros e aos ciclistas que podem estar ao seu redor”, conta Alexandre.

“Comigo aconteceu por causa do trânsito. Um dia, tive que trabalhar no domingo em São Paulo e pensei ‘por que não ir de bicicleta?’, afinal, este sempre foi um passatempo desde garoto. Conclusão: fiz o mesmo percurso em 40 minutos, coisa que eu levava 1h30 durante a semana. Depois desse dia, passei a ir cada vez mais ao trabalho de bicicleta e hoje esse é o meu principal meio de locomoção”, conta.

Procure rotas alternativas

Comece por rotas e vias mais tranquilas. Assim você pedala de forma mais segura e agradável. “Uma dica que eu costumo dar para quem está começando é: coloque no Google Maps o trajeto que você quer fazer de bike na opção para ir a pé. Assim, o programa não distingue o que é ou não contramão e você tem a menor distância possível”, indica o profissional.

O Bike Anjo é uma ONG que incentiva o uso da bicicleta por meio de dicas e colaboradores que te ajudam a traçar qual o melhor trajeto. Caso tenha dificuldades em elaborar o percurso, entre em contato com algum deles aqui.

Faça um bom uso da via

  • Ocupe sempre as faixas laterais da rua, no mesmo sentido dos carros, e não fique muito próximo ao meio-fio.
  • Sinalize com as mãos o que pretende fazer, para avisar os motoristas qual a sua intenção. Fique atento aos cruzamentos!
  • Se não se sentir seguro, vá pela calçada e empurre a bicicleta até um ponto confortável.

iStock/Thinkstock/Getty Images

iStock/Thinkstock/Getty Images

Equipe sua bike

Use iluminação dianteira e traseira. Considere também os outros equipamentos de segurança, como luvas e capacetes. Além disso, garanta que os freios, o câmbio, a corrente e os pneus estejam bem regulados. 

Prepare a mochila

Tenha sempre água e uma capa de chuva para momentos inesperados. Para evitar suor excessivo, use roupas leves e na bolsa coloque uma toalhinha e o que você vai usar no trabalho.

Para se arrumar, procure algum banheiro ou vestiário na sua empresa ou mesmo perto dela. Em grandes cidades como São Paulo já existem espaços dedicados a quem precisa se refrescar depois dos percursos. São chamados de Bike Cafés. Veja como funciona: 

Motive-se

Lembre-se quais são os pontos positivos de usar a bicicleta.  “Me faz bem, economiza dinheiro, traz saúde, emagrece e ganha tempo”, completa Alexandre.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s