6 maneiras de deixar o seu café ainda mais saboroso

Descubra quais são as melhores dicas para deixar a sua bebida ainda mais deliciosa!

O Brasil é um dos maiores consumidores de café do mundo. “Tomar um cafezinho” já é uma expressão que se tornou muito mais do que saborear a bebida. É a hora de tomar um tempo para conversar, relaxar, ou até se concentrar. Se você é uma das pessoas que não vive sem ele, descubra como deixá-lo ainda mais saboroso.

Escolha o método ideal de preparo

Um bom entendedor de café precisa conhecer todo o processo da sua bebida. Hoje, existem no mercado uma variedade de máquinas que te ajudam nesta escolha. De coador a expresso, conheça todas as formas que você pode fazer o seu café!

Dica para o amante:

A prensa francesa gera um café bem intenso e saboroso, pois os grãos são moídos na hora e o coador permite que aromas, sabores e óleos essenciais permaneçam na sua bebida.

Para cada tipo, um preparo

Para o método mais tradicional de todos, o coador, a temperatura da água deve estar entre 93 a 98 graus. “Para chegar a essa faixa, desligue o fogo assim que água começar a ferver. Mas deixe ferver, pois se água estiver mais fria do que deveria, vai impedir que vários sólidos presentes sejam dissolvidos”, explica a barista Isabela Raposeiras, dona da cafeteria Coffee Lab, em São Paulo. 

Conheça os diferentes tipos de cafeteiras e alguns de seus truques aqui

Escolha o grão perfeito

Esta etapa depende muito do tipo de cafeteira que você escolheu. “Prefira café 100% arábica do tipo gourmet ou especial. Se o nome da fazenda produtora aparecer na embalagem, é mais um sinal de alta qualidade”, revela Isabela.

Depois, escolha o tipo de torra, que é dividido entre suave, média e escura. A torra clara dá um sabor final mais suave, leve. Já a média, traz um pouco mais de presença e os sabores finais são equilibrados. E os cafés da torra escura têm um sabor mais intenso, encorpado e agradam sos que preferem bebidas mais fortes.

Outro ponto importante é decidir-se quanto a origem, que pode ser blend ou origem única. “Os grãos ‘blend’ consistem em uma mistura de origens e sabores, por isso são mais complexos – e mais gostosos!”, conta Chad Moore, barista especial e Global Coffee Engagement do Starbucks.

Para ajudar na escolha certa, confira aqui uma seleção de alguns dos melhores cafés do mercado que combinam com diferentes modos de preparo:

Use água mineral ou filtrada

A água utilizada para fazer o café interfere bastante na qualidade da bebida. “O cloro destrói os elementos aromáticos do café, a água jamais deve ser da torneira”, completa Isabela. 

Saboreie o café

Na hora da degustação, faça um passo a passo de barista!

  1. Cheire o café. Sinta os toques e as notas presentes no aroma.
  2. Sorva o café. “É como se você estivesse tomando sopa e fazendo aquele barulhinho mal educado com os lábios”, explica Chad. Dessa forma, o oxigênio entra junto com o líquido e impacta as diferentes áreas da sua língua.
  3. Sinta o corpo do café. É agora, com o paladar aguçado, que você finaliza as sensações que esta bebida vai te despertar. Se o café é leve, encorpado, suave, equilibrado…

Decifre o paladar

O desenho mostra quais áreas da nossa língua são capazes de captar diferentes sabores. Fique atenta e sinta todas as características da sua bebida.

Thinkstock/Juliana Freitas

Thinkstock/Juliana Freitas

Quando a lateral da sua língua salivar, por exemplo, este café será ácido.

Já a doçura, pode ser percebida na ponta da língua, proveniente de grãos maduros e da caramelização no processo de torra.

E o amargor desperta o meio da língua, proveniente da cafeína, bastante presente em grãos de torra fina. 

 

Ficou alguma dúvida? Mergulhe neste universo e navegue pelo nosso guia do café

E se esta matéria te deixou ainda mais inspirada para se aventurar na cozinha, não deixe de conferir uma seleção de receitas que levam a bebida. É de dar água na boca!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s