Sem arrepio: especialistas ensinam a combater o frizz

Para ajudar você a disfarçar e até prevenir os temidos fios arrepiados, selecionamos as melhores dicas de especialistas no assunto

O frizz reflete o estado de saúde dos fios. “Quando estão com as escamas muito abertas, perdem hidratação e nutrientes, o que os deixa secos e quebradiços. E, se estão fracos, não conseguem manter o sentido correto das escamas e arrepiam”, explica Didier Sé, cabeleireiro do salão Marcos Proença, em São Paulo. As causas mais comuns do problema são os processos químicos, como tintura, alisamento e permanente. Outros fatores são a umidade do ar e as condições climáticas em geral – muito sol, ou vento, por exemplo.

O cabelo branco também é forte candidato ao frizz. “Quanto menos melanina, a responsável pela pigmentação, menos substâncias emolientes, que garantem a maciez. E, se o fio está duro, tende a ficar levantado”, afirma o cabeleireiro Evandro Ângelo, do salão C. Kamura, em São Paulo.

Plano básico

Você não precisa viver sem procedimentos químicos, mas seguir alguns cuidados ajuda a prevenir o problema. “Lave o cabelo em dias alternados, com água morna, usando xampu duas vezes e encerrando com condicionador, que pode ficar nos fios por até cinco minutos. Enxágue bem e não deixe resíduos “, alerta Nando Ardessore, cabeleireiro do salão L’Officiel III, em São Paulo. Ele ainda indica fazer hidratação em casa. “Se o cabelo for fino, repita a cada 20 dias. Quem tem fios grossos deve optar por aplicações semanais”, diz. Na hora de retocar a química, não aplique o produto sobre a área já afetada, evitando, assim, danificar o fio de novo.

Fórmulas caseiras

A esteticista Roseli Siqueira, de São Paulo, recomenda, antes da hidratação, limpar o couro cabeludo, que, se não estiver saudável, atrapalha o crescimento dos fios e pode até levar à queda de cabelo. A expert ensina: “Bata no liquidificador 1 copo de água mineral e um punhado de folhas de hortelã. Coe e aplique no couro cabeludo com um algodão massageando suavemente com a ponta dos dedos”.

Já para os fios, ela indica uma máscara rica em óleos: misture 1 colher (sopa) de óleo de gergelim, 1 colher (sopa) de mel de laranjeira e 2 colheres (sopa) de polpa de abacate. Bata até formar uma pasta homogênea e aplique. Potencialize o efeito enrolando uma toalha quente e úmida na cabeça. Depois de 15 minutos, lave com água corrente e finalize banhando o cabelo com 1 copo de água de coco gelada, que ajuda a selar as escamas.

Tropa anti-frizz

Leave-ins são indispensáveis para quem quer controlar o frizz. “Cada cabelo pede um tipo de produto”, ressalta Evandro. Nos cachos, prefira um modelador, usado nos fios ainda úmidos. No caso dos lisos ressecados, o ideal é finalizar com cera ou balm. Fios finos pedem produtos com textura mais leve, como sprays. Já os grossos podem receber, com o leave-in, uma dose de óleo de argan, de abacate ou de ojon. O secador contribui para um disfarce perfeito, já que sela as cutículas, melhorando a aparência geral. Mas lembre-se de aplicar protetor térmico antes para não causar mais danos aos fios. Truque extra: prefira as escovas de madeira. Elas não causam tanta estática quanto as de materiais sintéticos. “Escovar o cabelo em vários sentidos de dez a 20 minutos todos os dias também ajuda, pois estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo e auxilia no envio de nutrientes até a ponta dos fios”, completa Roseli Siqueira.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s