Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Sofá novo no ato!

Para disfarçar e esconder o seu sofá já velhinho, use e abuse das capas!

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 21 jan 2020, 12h49 - Publicado em 26 out 2008, 21h00

Uma capa no sofá resolve o problema do
seu móvel velho sem abrir um rombo
no orçamento do mês
Foto: Divulgação

Como escolher:
Há duas opções: comprar a capa pronta ou escolher o tecido e fazer uma sob medida. Quem ficar com a primeira deve tirar as medidas do móvel (altura, largura e comprimento) e verificar se o tecido utilizado já é pré-encolhido. Para as habilidosas: ao costurar, deixe uma folga de 2 cm em cada lado e evite apertos indesejados. Para prevenir-se contra manchas, opte por tecidos que vêm protegidos com uma camada de Teflon®.

Fuja da breguiçe:
As mantas, muito utilizadas no sofá, estão fora de moda, de acordo com os especialistas. “Hoje, não aconselho o uso de mantas para ninguém”, afirma a decoradora Adriana Penteado, de São Paulo. Mesmo assim, quem quer ter uma em casa deve escolher um tecido que não escorregue e acomodá-lo no sofá.

Veja os tecidos ideais:
Sarja: foi a unanimidade entre as decoradoras consultadas pela nossa reportagem. “Esta é a melhor opção, pois pode ser lavada sempre. Se quiser um toque ainda mais macio, escolha a sarja peletizada – o problema é que ela é mais cara”, ensina a decoradora Milena Mason Purshio, de São Paulo. Como este é um tecido que não estica, cuidado ao comprar capas de sarja prontas.
Brim: mais grosso e resistente que a sarja, é também menos confortável. Ideal se você quer criar um ambiente despojado. Para amenizar a sensação de dureza, abuse de almofadas macias – em outros tecidos, claro.
Poliéster: Como tem stretch em sua composição, adere melhor ao sofá. Mas suas desvantagens são grandes: além de ser um tecido quente, não é agradável ao toque e desfia com grande facilidade. Pense bem antes de escolhê-lo!

Continua após a publicidade

Cuidado com as cores:
Antes de comprar tons fortes e chamativos, veja a opinião da especialista Milena: “Opte pelo branco ou por tons como o cru e o gelo. As outras cores, ao serem lavadas, podem desbotar ou manchar”. Mas isso não significa que seu sofá tenha que ser sem graça! “Você pode ousar nas almofadas. Nelas, valem todas as cores e estampas”, diz Adriana Penteado.

Dê cara nova ao sofá!
As capas de sofá não servem apenas para esconder possíveis manchas ou rasgos, mas também para conservar o seu móvel. Logo que comprá-lo, forre-o com uma capa. Quando receber convidados, retire-a e deixe os visitantes sentarem em um sofá com cara de novo!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.