Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Saiba quais cuidados tomar com a alimentação do seu animal de estimação

O ditado "você é o que você come" também vale para os bichinhos! Por isso, fique de olho nas refeições e ajude a melhorar a nutrição deles.

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 27 out 2016, 23h09 - Publicado em 16 mar 2014, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Cada fase do animal precisa de uma alimentação bem específica!
    Foto: Getty Images

    O mercado de artigos para pet está em expansão. Enquanto a economia brasileira cresceu 0,9% no ano passado, o setor registrou um salto de 16,4%. Há mimos e produtos de todo tipo, mas as rações são responsáveis pela maior fatia do estoque destinado a animais de estimação. Diante de tanta variedade, difícil é escolher os produtos mais adequados. Por isso, CLAUDIA ouviu especialistas sobre as rações disponíveis, a frequência com que devem ser oferecidas e em que quantidade. “As versões premium e superpremium apresentam melhor custo-benefício”, garante a doutora em nutrição animal Manuela Marques Fischer, de Porto Alegre. “Elas são mais nutritivas, porque têm ingredientes como ômega 3, antioxidantes e óleos vegetais.” Assim, fazem bem para a pele e a pelagem. E mais: “Como são mais concentradas, os pets precisam comer menos e acabam sujando menos a casa”. Já as comuns, segundo a expert, podem manter a energia do animal, mas não trazem outros benefícios e podem não ser tão balanceadas como deveriam. A seguir, saiba mais sobre como melhorar a alimentação do seu cão ou gato e prolongar a vida dele.

    A ração ideal

    Evite comprar a granel. Os pacotes fechados são melhores porque preservam o aroma e evitam a contaminação. As rações úmidas, em forma de patê, são indicadas principalmente para gatos, por ajudar na hidratação. Como eles não bebem muita água, têm maior propensão a desenvolver cálculos nos rins e na bexiga.

    Frequência e quantidade

    Consulte o indicado no rótulo e, se possível, um veterinário. Cães adultos devem comer de duas a três vezes por dia nos mesmos horários. Já para os gatos, como costumam se alimentar de 15 a 20 vezes, a ração deve ficar sempre disponível. Mas troque-a ao menos duas vezes por dia para evitar contaminação.

    Filhotes

    “Até os 6 meses, os cães devem comer quatro ou cinco vezes por dia e, até 1 ano, três”, diz o veterinário Júlio Cesar Cambraia Veado, da Universidade Federal de Minas Gerais. Para raças grandes e gigantes, essa regra vale até os 2 anos. No caso de gatos, é bom habituá-los com várias marcas e texturas para que não se tornem adultos muito seletivos e rejeitem mudanças.

    Continua após a publicidade

    Idosos e castrados

    Os pets de 7 anos ou mais e os castrados têm metabolismo mais lento e devem ingerir, em média, 20% menos calorias. Por isso, as rações específicas para animais nessas condições são mais magras e têm mais fibras, proteínas e substâncias antioxidantes.

    Obesidade

    Assim como acontece entre nós, a obesidade é um problema cada vez mais comum também entre os bichos de estimação, levando o mercado a lançar rações light. Elas têm pouca gordura, grande quantidade de fibras e proteínas e podem ser boa opção para os que têm quilos a mais.

    Petiscos

    Só dê petiscos próprios para animais e que não ultrapassem 10% das calorias necessárias diariamente. Nunca compartilhe sua comida. Alguns alimentos, como chocolate e uva, são tóxicos para os animais.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.