Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O fenômeno do degrau quebrado: os desafios da carreira na parentalidade

Consultoria Filhos no Currículo busca ampliar debate sobre a parentalidade responsável e equidade de gênero no trabalho de cuidado e ambiente profissional

Por Sarah Brito
Atualizado em 12 jun 2024, 14h27 - Publicado em 10 jun 2024, 15h29

A carreira profissional de uma mulher é marcada por diversos pontos altos e baixos durante seu desenvolvimento. Seja pela desigualdade de gênero, marcada pela discrepância salarial, seja pela opção pela maternidade – algo que, ainda hoje, parece não ser bem visto, aceitou o abraçado pelo mercado de trabalho.

Segundo levantamento realizado em 2023 pelo portal Empregos.com, 4 a cada 10 mulheres entre 18 e 45 anos revelaram já terem sido discriminadas durante processos seletivos ao relatarem suas rotinas com os filhos. 

Esse cenário fica ainda mais complexo quando as profissionais mães encontram, nessa tragetória, a insegurança no trabalho após um dos períodos mais delicados de suas vidas: o pós-parto e a licença maternidade

Cerca de 56% das demissões direcionadas às mulheres em 2023, ainda segundo o portal, foram realizadas após o fim do período de licença maternidade.

Esta interrupção é popularmente conhecida como o fênomeno do “degrau quebrado”, onde mulheres, principalmente as que são mães, se veem impedidas de seguirem suas carreiras devido aos obstáculos profissionais que impedem um equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho.

Continua após a publicidade
O fenômeno do degrau quebrado: os desafios da carreira em meio ao parental
Mulheres são as mais afetadas após o nascimento de filhos em relação a permanência e ascensão no mercado de trabalho (Pexels/Reprodução)

“Nós recebemos milhares de histórias como essas todos os dias, de mulheres que não encontram esse equilíbrio entre vida pessoal e carreira. Elas são obrigadas a escolherem”, conta Michelle Levy, CEO e sócia fundadora da  Filhos no Currículo, consultoria que promove a cultura de uma parentalidade responsável em ambientes corporativos.

“Pra gente conseguir criar um ambiente de bem-estar em que a parentalidade e a carreira de mulheres coexistam, não adianta pensarmos somente em iniciativas nichadas. É preciso incluir todo um ecossistema entre líderes, gestores e pais para que essa conta feche”, diz.

Fundado há quase 6 anos, a consultoria vem ampliando debates sobre a conscientização de políticas inclusivas relacionadas à parentalidade responsável no âmbito profissional, visando a diversidade e o cuidado igualitário na criação dos pequenos para além da licença maternidade, prevista nos primeiros meses de vida.

Continua após a publicidade
O fenômeno do degrau quebrado: os desafios da carreira em meio ao parental
É possível manter harmonia entre vida pessoal e profissional? Consultoria Filhos no Currículo amplia esse debate com programas corporativos sobre parentalidade responsável e licença estendida (Pexels/Reprodução)

“Incluir as lideranças como fatores essenciais para a disseminação dessa nova conduta é indispensável. Mas também é preciso incluir as próprias figuras parentais, mais precisamente os pais, que, conscientes do seu papel e da importância da participação no trabalho de cuidado, irão fazer essa engrenagem funcionar ainda mais”, pontua Camila Antunes, também sócia e co-fundadora.

Carreira, parentalidade e flexibilidade

Um outro ponto bastante discutido entre os pais trabalhadores que buscam por uma rotina mais harmoniosa entre suas carreiras e os filhos é a falta de flexibilidade presente no mercado trabalho

Segundo Margareth Goldenberg, gestora executiva do Movimento Mulher 360, movimento empresarial que promove avanço da equidade de gênero no mercado de trabalho, e parceiro do Filhos no Currículo, uma das principais barreiras para o avanço profissional das mulheres é a ausência de políticas corporativas em prol da parentalidade.

Continua após a publicidade
O fenômeno do degrau quebrado: os desafios da carreira em meio ao parental
A falta de flexibilidade no mercado de trabalho é uma das principais causas de demissões do público feminino (Pexels/Reprodução)

“As pesquisas indicam que a principal causa de saída das mulheres, após retorno da licença maternidade, é justamente a falta de arranjos flexíveis nas empresas, também impactando o avanço destas profissionais para cargos de liderança” revela a executiva.

“Além dos arranjos flexíveis, como jornadas híbridas, é fundamental adotar políticas que apoiem mulheres para que possam ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Os benefícios são para os profissionais, mães e pais, além de impulsionar o sucesso e a sustentabilidade das empresas e da sociedade a longo prazo”, pontua.

Um outro tema frequente na discussão sobre o bem-estar e equilíbrio entre carreiras e filhos é a popularização da licença parental estendida.

Continua após a publicidade

Atualmente, a medida prevista em lei concede a pais, sejam eles biológicos ou adotivos, até 20 dias corridos a partir do nascimento do filho para trabalhadores do setor público federal. Já em contratos de iniciativas públicas e privadas, esse número cai mais que a metade. 

“Para que possamos ampliar as políticas de apoio à parentalidade nas empresas, é necessário mobilizar lideranças e investimentos nesta direção. Para isto, demonstrar a correlação entre a implementação destas políticas e os diferenciais competitivos para os negócios, é uma estratégia efetiva”, exemplifica a gestora.

“Implementar políticas de parentalidade que apoiem as pessoas colaboradoras das empresas em suas responsabilidades familiares, viabiliza um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo, uma cultura corporativa mais forte e atraente, reduz custos operacionais com turn over e fortalece a reputação corporativa”.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Continua após a publicidade

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.