Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 5,99

Conheça a ‘Redes Cordiais’, iniciativa que combate as fake news

O projeto foi criado para treinar influenciadores no combate às notícias falsas e ao ódio no mundo digital

Por Maria Clara Serpa
Atualizado em 17 fev 2020, 12h18 - Publicado em 24 out 2019, 19h55
 (Marcus Leoni/CLAUDIA)
Continua após publicidade

Desde 2018, ano eleitoral, a expressão fake news passou a fazer parte do nosso vocabulário quase diariamente. As informações falsas se espalham rapidamente pelas redes sociais e é difícil não só contê-las mas desmenti-las depois.

De olho na importância de conscientizar as pessoas sobre os riscos da divulgação inapropriada e do discurso de ódio na internet, os jornalistas Alana Rizzo, Guilherme Amado e Clara Becker criaram o projeto Redes Cordiais. Em um ano, já promoveram workshops em São Paulo, Rio e Belo Horizonte. “O foco são os influenciadores digitais porque eles têm alcance maior que jornalistas ou políticos hoje em dia”, conta Alana.

A metodologia inédita, criada em parceria com a agência de checagem de fatos Lupa, o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) e o especialista em comunicação não violenta Dominic Barter, já impactou 76 convidados, que, juntos, totalizam 63 milhões de seguidores. Famosos como Paolla Oliveira e Fernanda Lima compareceram. “Buscamos escolher participantes de segmentos diferentes para tornar o debate ainda mais rico e com visões diversas sobre o ambiente digital”, explica a jornalista.

Redes Cordiais
(Marcus Leoni/CLAUDIA)

Para os idealizadores do projeto, além do grupo plural, é importante que os ensinamentos possam ser aproveitados também pelo público nas redes sociais. “Há coisas que todos podemos fazer para colaborar com uma internet mais saudável. A principal dica é: na dúvida se é verdade, não compartilhe. Principalmente em casos de acidentes, calamidades ou de notícia que vá causar pânico geral, o ideal é que se espere até que uma fonte segura confirme o fato. Você pode ter boa intenção, mas o risco de estar publicando algo falso é muito grande, e isso nunca é um ato banal, mesmo que você tenha poucos seguidores. Todos temos essa responsabilidade com a verdade”, aconselha Alana.

Continua após a publicidade

Ainda este ano, o Redes Cordiais acontecerá no Rio de Janeiro, em Brasília, Salvador e Manaus. Os próximos debates buscarão trazer novos assuntos, como racismo e sustentabilidade, e, por meio da educação, tornar os influenciadores digitais protagonistas na disseminação da cultura do respeito ao próximo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.