Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como acertar no modelo da cortina

Você sabia que não é recomendado usar cortinas de tecido na cozinha? Veja essa e outras dicas preparadas pela revista ANAMARIA

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 20 jan 2020, 14h55 - Publicado em 22 nov 2010, 21h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Evite usar cortinas de tecido na cozinha e nas áreas úmidas. E jamais instale-as perto do fogão!
    Foto: Dreamstime

    Publicidade

    A cortina tem função importante nos ambientes: regular a entrada de luz, dar privacidade aos espaços e controlar o fluxo de ar. Veja qual a indicada para cada tipo de janela:

    Publicidade

    Modelos misturados

    Não caia na tentação de adotar persianas em algumas janelas e cortinas em outras. O ambiente pode ficar parecendo um show-room. Para cozinhas, evite modelos volumosos.

    Publicidade

    Parede de vidro

    Janelas bem rentes ao teto pedem cortinas longas, presas em sancas (acabamentos) de gesso ou em bandôs. Esse recurso equilibra as proporções e evita que a claridade entre pela fresta deixada entre o teto e a cortina.

    Publicidade

    Fora de padrão

    Quando se tem janelas de tamanhos ou formatos diferentes em um mesmo espaço, padronize o tecido, o modelo e a altura das cortinas.

    Pias e bancadas liberadas

    Publicidade

    Regular a altura da cortina é fundamental para que ela não dificulte nem a circulação, nem as tarefas domésticas – especialmente na pia da cozinha. O ideal é que a barra do tecido ou o fim da persiana acabe antes do frontão (aquela borda de granito que reveste parte da parede sobre a pia).

    Continua após a publicidade

    Quanto tecido é preciso para fazer uma cortina?

    1. Largura: Meça a largura da janela e acrescente a essa medida 40 cm (para evitar que a claridade entre pelas laterais). Se o tecido for encorpado, como algodão, linho, brim, sarja ou jacquard, multiplique esse número por dois. No caso dos tecidos finos, como voal, cetim ou seda, multiplique esse número por três — assim, depois de franzida, a cortina ganhará mais volume. Para facilitar, substitua os valores na fórmula:

    Publicidade

    2. Altura: Em primeiro lugar, defina se sua cortina será curta ou longa. Depois, meça a distância entre a janela e o teto e divida essa altura (h) por dois, como aparece no desenho ao lado. É nessa altura que você deverá instalar o varão. Para encontrar a altura certa de tecido (a), veja até onde quer que ele desça, deixando 2 centímetros acima do piso, para não arrastar no chão. Acrescente 50 cm de tecido para fazer o cabeçote e a barra. Para o forro, considere a medida da cortina e tire 20 cm de cada lado.

    Para tecidos encorpados: largura total = (largura da janela + 40 cm) x 2

    Para tecidos leves: largura total = (largura da janela + 40 cm ) x 3

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.