A CNH Digital agora é obrigatória em todo o país
Para emiti-la, é necessário possuir a versão mais nova do documento impresso, além de baixar o aplicativo
Além da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) impressa, a emissão da versão digital do documento passa a ser obrigatória em todas as unidades da Federação, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Com a ajuda de um aplicativo gratuito, o documento pode ser acessado pelo celular, o que ajuda o motorista a evitar multas, principalmente naqueles dias que esquecer a carta em casa.
Para acessar a sua versão digital, além de baixar o aplicativo, é necessário possuir o modelo mais atual do documento impresso. Para identificá-lo, ele deve ter sido emitido a partir de maio de 2017 e ter um QR Code na parte interna.
Leia mais: O único alimento que a rainha não deixa Meghan comer
Caso você não tenha essa versão, precisará atualizar a CNH tradicional primeiro, antes de pedir a virtual pelo app.
No aplicativo, não é obrigatório ter certificado digital – uma assinatura eletrônica com a mesma validade da assinatura física. Mesmo assim, quem não a tiver deverá ir a uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para confirmar seus dados pessoais.
O uso da versão digital da CNH é opcional, enquanto a impressa continuará sendo emitida. Antes da obrigatoriedade, a maioria dos estados já oferecia o documento digital, com exceção de Bahia e Pará. No entanto, cabe a cada estado decidir se cobrará ou não pela emissão do documento.
Veja mais: Há 24 anos, Diana usou este vestido para se vingar de Charles
Siga CLAUDIA no Instagram!