Vitamina B12: para que serve?
A vitamina B12 é essencial para nosso corpo! Além de melhorar o sono e ajudar na disposição, ela atua na prevenção de diversas doenças
O funcionamento do corpo da maneira mais saudável possível necessita de uma série de vitaminas e minerais – entre elas, a Vitamina B12. Entretanto, o nutriente não é capaz de ser produzido sozinho em nosso organismo, por isso é necessário o consumo de alimentos específicos que o contenham.
A falta de Vitamina B12 pode acarretar ocasionar anemias, fadiga crônica, lesões neurológicas, dentre outros sintomas. “Também conhecida como cianocobalamina, a Vitamina B12 pertence ao chamado complexo B, sendo de extrema importância para o nosso organismo, pois está envolvida na formação das nossas células sanguíneas e atua diretamente sobre o sistema nervoso, ajudando na formação dos neurônios”, explica Paula Molari Abdo, especialista em Atenção Farmacêutica pela Universidade de São Paulo.
Alimentos com Vitamina B12
A Vitamina B12 é encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como ovos, leite e derivados. “Nas carnes, principalmente fígado, peixes, como salmão e atum, também são ricos no nutriente”, diz Paula. Por isso, sua ingestão, seja por meio de alimentos ou através de suplementação, é fundamental para a manutenção de níveis adequados no corpo humano.
Vitamina B12: para que serve
Algumas enzimas importantes do organismo necessitam deste nutriente para seu desempenho. De acordo com a farmacêutica, a Vitamina B12 é fundamental para as funções do sistema nervoso central, metabolismo de proteínas e carboidratos, além da manutenção da disposição física e mental.
“Outra aplicação importante dela é na saúde do coração, pois previne o acúmulo de um aminoácido chamado homocisteína, que está relacionado a doenças cardiovasculares”, ressalta Paula.
Além disso, a vitamina B12 melhora o sono, estabiliza o humor e ajuda na produtividade e disposição, pois atua também no funcionamento e oxigenação dos neurônios.
O que a falta da vitamina B12 pode causar?
A falta da vitamina B12 no organismo está associada a problemas neurológicos, cardiovasculares e hematológicos – o que aumenta o risco de ter problemas com a formação das células sanguíneas, desencadeando, por exemplo, a anemia.
Nos adultos, é observado sintomas como insônia, irritabilidade, anemia e perda de memória. Porém, Paula destaca que existem condições que podem inibir o corpo de absorver Vitamina B12, como o alcoolismo, a doença de Crohn, doença celíaca, cirurgias que removem partes do estômago (bariátrica) ou intestino delgado. “Além disso, o uso prolongado de antiácidos e outras medicações para azia também podem causar deficiência de Vitamina B12”, acrescenta.
Mudanças na dieta e suplementação pode auxiliar o equilíbrio da saúde, além de, claro, hábitos já conhecidos como a prática de alguma atividade física, uma dieta balanceada, realização de exames e a visita ao seu médico regularmente.