Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Skincare: 6 benefícios da vitamina C para a pele

O nutriente é essencial para nossa imunidade e ainda melhora a saúde da pele

Por Raíssa Basílio
4 out 2022, 10h31

As antenadas em skincare provavelmente já sabem que vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, está presente em séruns, cremes e derivados. Esse é considerado um dos melhores produtos no mercado para prevenir o envelhecimento, resultando em uma pele uniforme e brilhante. E, sim, esse nutriente está presente em alimentos, mas apenas ingerindo não há garantias de vá direto para a pele. Logo, é melhor aplicar.

A vitamina C pode ajudar na produção de colágeno, na proteção dos danos solares, queimaduras e ainda fornece hidratação. Outro ótimo fator é que a maioria das pessoas pode fazer uso dos produtos derivados do ácido ascórbico sem sofrer reações adversas, já que o percentual de irritação em quem faz uso é bem baixo. Não é só isso, tem muitos outros benefícios e estamos aqui para listá-los. 

Pele sempre hidratada

A vitamina C é altamente indicada para combater gripes e resfriados, mas não para por aí. Quando presente em produtos de beleza, ela garante a hidratação da sua pele. De acordo com uma revisão de uma pesquisa feita pela Universidade de Otago (Nova Zelândia), a pele fica mais saudável com grandes concentrações de vitamina C, que tem uma maior capacidade de penetração na pele na forma de ácido ascórbico.

O glow de milhões

A vitamina C pode suavizar a superfície da pele, dando brilho. O produto ajuda também a inibir a produção de melanina, sendo eficaz para desbotar manchas escuras e hiperpigmentação. Dando aquela iluminada na aparência da sua pele, o glow de milhões. 

Continua após a publicidade

Vitamina C promove a produção de colágeno

O colágeno é uma proteína natural que vai se esgotando com o tempo, e níveis baixos resultam em linhas finas e rugas. A vitamina C é bem popular por aumentar a produção do mesmo através do processo de síntese de colágeno. Neste caso, você também pode melhorar sua produção de colágeno através da alimentação.

Pode ajudar na prevenção da flacidez da pele

A produção de colágeno está ligada à elasticidade e firmeza da pele. Os séruns de vitamina C ajudam a reduzir a aparência da flacidez da pele, tornando sua pele mais firme.

Vitamina C na proteção solar

Os danos causados ​​pelo sol são causados ​​por moléculas chamadas radicais livres. Estes são átomos com um elétron ausente. Os radicais livres procuram outros átomos dos quais podem “roubar” um elétron – e isso pode levar a danos significativos à pele. A vitamina C é rica em antioxidantes, que protegem as células saudáveis ​​da pele, “dando” a esses radicais livres um elétron, tornando-os inofensivos.

Continua após a publicidade

Acelerando a renovação celular, a aplicação tópica de vitamina C, em combinação com vitamina E e outros compostos, ajuda a tratar as lesões de queimadura solar, diz a revisão de uma pesquisa do The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology

Cicatrização de feridas

Além de ajudar em queimaduras solares, a aplicação tópica de vitamina C pode acelerar a cicatrização geral de feridas, o que reduz o risco de inflamação, infecção e cicatrizes. E se o corpo está com deficiência dessa vitamina essencial, as feridas podem demorar mais para cicatrizar.

A revisão de uma pesquisa da revista acadêmica Nutrients apresentou que tomar suplementos de vitamina C tem um efeito positivo na cicatrização, aumentando os níveis de antioxidantes no corpo e na pele. Isso ocorre porque esse processo está associado à formação de colágeno, e a vitamina C aumenta a produção dessa proteína, como citamos acima.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.