Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

5 tipos de pranchas e seus benefícios para o corpo

Pode não parecer, mas existem variações de prancha que trazem benefícios diferentes para o seu corpo e vale a pena incluir no seu treino!

Por Da Redação
Atualizado em 2 Maio 2023, 10h14 - Publicado em 2 Maio 2023, 10h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Respira fundo e fica! As pranchas isométricas – ou também chamadas apenas de “pranchas” – são exercícios extremamente potentes que não podem faltar no seu treino de musculação! A prancha abdominal tem como objetivo, no geral, fortalecer o centro de nosso corpo e os músculos paravertebrais e estabilizadores.

    Publicidade

    Existem inúmeras variações, mas hoje separamos cinco delas que têm funções diferentes, mas valem ser inclusas no seu treino! 

    Publicidade

    Prancha ventral

     

    prancha ventral
    Prancha ventral prancha trabalha os músculos do abdômen total e lombar. (Miriam Alonso/Pexels)

    Para realizar esse tipo de prancha, que já é mais conhecido, fique no chão de barriga para baixo, mantenha os cotovelos flexionados (dobrados), abdômen contraído e o corpo totalmente estendido e alinhado! “Essa prancha trabalha os músculos do abdômen total e lombar”, explica a personal trainer Joicy Vanessa.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Prancha supra isométrico

    prancha supra
    Essa prancha trabalha com maior ênfase nos músculos do abdômen. (Cliff Booth/Pexels)

    Joivy recomenda realizar esse tipo de prancha no chão sentada de barriga para cima. “Mantenha o corpo levemente inclinado para trás em suspensão, abdômen contraído e pernas levemente flexionadas com os pés fora do chão, mantendo todo o corpo em suspensão e apenas o bumbum ao chão”, ensina. Essa prancha trabalha com maior ênfase nos músculos do abdômen, daí a importância de mantê-lo contraído durante todo o exercício. 

    Prancha lateral

    prancha lateral
    Prancha lateral trabalha com maior ênfase nos músculos oblíquos e transversos de abdômen. (Klaus Nielsen/Pexels)

    Aqui, para realiza-la fique no chão com o corpo todo de lado. “Mantenha flexionado o braço de apoio, corpo totalmente estendido e alinhado. Fique com o abdômen contraído e corpo reto!”, diz a personal. Essa prancha trabalha com maior ênfase nos músculos oblíquos e transversos de abdômen. 

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Prancha alta

    prancha alta
    Prancha alta trabalha os músculos do abdômen total e lombar. (Ortal Shushan/Pexels)

    “Para realizar a prancha alta, fique no chão de barriga para baixo e mantenha os braços estendidos e alinhados abaixo do seu ombro para não machucar a articulação”, inicia Joicy – que reforça a importância de manter o corpo totalmente estendido e alinhado. Essa prancha trabalha os músculos do abdômen total e lombar! 

    Prancha dinâmica com rotação de quadril

    Mais uma variação de prancha? Temos! No chão de barriga para baixo, mantenha os braços estendidos e alinhados abaixo do seu ombro, abdômen contraído e o corpo totalmente estendido e alinhado. “Com o corpo assim, faça o movimento de rotação de quadril (de um lado e para o outro). Essa prancha trabalha os músculos do abdômen total, lombar e oblíquos”, diz Joicy.  

    Publicidade

    Benefícios de realizar as pranchas

    “Minha sugestão é realizar de 03 a 05 séries de cada tipo de prancha por 20 a 30 segundos de isometria cada exercício, em dias alternados”, sugere Joicy. 

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.