Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Terapia holística: tudo o que você precisa saber

Vem conferir o que é essa abordagem, como funciona e quais são seus benefícios

Por Da Redação
7 abr 2024, 15h00

Reiki, meditação, acupuntura, yoga… você sabe o que essas atividades têm em comum? Todas são tipos de terapias holísticas

Afinal, o que é uma terapia holística?

A ideia por trás dessa prática é compreender o indivíduo como um todo, como um sistema interligado entre mente, energia, corpo e espírito.

A partir disso, o foco é tratar os problemas que podem se dar em todas essas áreas, ou seja, desde dores físicas e doenças, até medos, fobias, transtornos ou mesmo um desequilíbrio energético.  

Com essa visão global do ser humano, a terapia holística vai além dos tratamentos “convencionais” e pontuais, que foca mais nos sintomas ou em determinada parte do corpo, e busca fazer uma análise completa em todos os seus aspectos físicos, mas também culturais, psicológicos e sociais. Isso porque um fator acabaria influenciando diretamente no outro. 

Terapias holísticas no Brasil

terapia holística - reiki
Algumas terapias holísticas, como o reiki, já são oferecidas gratuitamente (ZenShui/Milena Boniek/Getty Images)

No país, já existem práticas terapêuticas com esse viés holístico que são oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) de forma gratuita. A maioria ainda não têm comprovação científica, com algumas exceções, como a acupuntura e homeopatia, que são reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também reconhece algumas práticas, como homeopatia e o reiki. 

Vale ressaltar que a escolha por uma terapia holística não exclui a intervenção da medicina tradicional. Ambos os tratamentos podem ser feitos simultaneamente, um complementando o outro.

Tipos de terapia de holística 

Independentemente da prática escolhida, elas têm algo em comum: melhorar a qualidade de vida do indivíduoConfira algumas das terapias holísticas mais populares no Brasil: 

Continua após a publicidade

Reiki 

A técnica busca trazer um equilíbrio energético para a pessoa, aliviando sintomas como estresse e ansiedade, por meio da transferência de energia.  

Acupuntura 

Essa é uma das mais famosas e você já deve, pelo menos, ter ouvido falar: a prática consiste na aplicação de pequenas agulhas em pontos específicos do corpo para impactar os nervos. O foco é aliviar dores e promover o relaxamento.  

Aromaterapia 

Como o próprio nome indica, a aromaterapia usa aromas para tratar questões emocionais, como depressão e falta de foco ou autoestima. Esses aromas costumam ser óleos essenciais extraídos de plantas.  

Yoga 

Também muito conhecida, essa atividade busca melhorar a postura, diminuir os níveis de estresse, impulsionar o metabolismo e uma série de outros benefícios, por meio de exercícios e técnicas de respiração.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.