Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

É diferente: saiba identificar os 5 sintomas da nova variante Ômicron

Os sintomas na cepa recém descoberta são diferentes de outras variantes

Por Da Redação
Atualizado em 2 dez 2021, 17h27 - Publicado em 2 dez 2021, 17h27

A Ômicron, descoberta na última semana pela África do Sul e classificada como variante de preocupação (VOC), pela Organização Mundial da Saúde (OMS), possui sintomas diferentes das cepas que circulam pelo país. A nova variante já está presente no Brasil e em outros 28 países.

Pesquisas serão realizadas para determinar a transmissibilidade, letalidade e resistência às vacinas já existentes no mundo. Uma informação já obtida é que os sintomas na nova variante se diferem da Delta, responsável pela maior parte dos casos de coronavírus nos países.

Coronavírus
((Foto: Malte Mueller)/Getty Images)

Angelique Coetzee, médica que atendeu pacientes com a Ômicron antes de ser oficialmente descoberta, notou mudança nos sintomas apresentados pelos pacientes. Angelique, que também é presidente da Associação Médica da África do Sul, relata que as principais queixas das pessoas infectadas foram: 

  • Cansaço
  • Dores musculares
  • “Coceira na garganta” ou “garganta arranhando”
  • Febre baixa (em poucos casos)
  • Tosse seca (em poucos casos)

Para a médica, os sintomas da nova variante são semelhantes aos da variante Beta. O cansaço excessivo foi o principal fator que levou as pessoas a procurar atendimento médico. Na Delta, os sintomas comuns eram: pulsação elevada, baixos níveis de oxigênio e perda de olfato e paladar.

Continua após a publicidade

Recuperados da Covid-19 podem ter sequelas psicológicas, como ansiedade e depressão, e neurológicas, como perda do olfato a longo prazo, fadiga e até AVCs

Os pacientes infectados com a Ômicron apresentaram sintomas leves até o momento. Ainda assim, a nova cepa preocupa a OMS e o mundo porque ela já apresenta 50 mutações. Dessas, 32 na proteína S, o alvo principal das vacinas desenvolvidas.

Observações preliminares apontam que ela pode ser mais transmissível do que a Delta, visto que a Ômicron aumentou o número de casos de Covid-19 na África do Sul, país que detectou a nova variante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.