Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Queimaduras de sol: dicas de prevenção e tratamento

Aprenda a se proteger do sol para evitar queimaduras e conheça algumas curas caseiras para o problema

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 20 jan 2020, 12h01 - Publicado em 31 jan 2011, 21h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Evite o bronzeado excessivo
    Foto: Getty Images

    Todo ano é a mesma história: a gente se prepara para o verão com roupas vaporosas, biquíni novo e muita animação. Porém, a época mais quente do ano também causa alguns efeitos indesejáveis. Entre eles está a queimadura de sol. Afinal, quem nunca exagerou no bronzeado? Para resolver esse inconveniente, o dermatologista Cesar Cuono, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, ensina o que fazer:

    Sintomas

    A queimadura de sol possui vários graus: da pele vermelha até levantar bolhas. “A mais grave, de terceiro grau, deixa o corpo com a mesma aparência de queimadura por água fervendo”, explica Cesar Cuono. Geralmente, a região descama após alguns dias – a famosa pele “descascada”.

    Proteja-se

    Use protetor solar todos os dias e reaplique depois de suar e entrar na água. Se a pele é negra ou morena, use FPS 15 ou mais. Já se é branquinha e quase sempre fica vermelha, o FPS deve ser igual ou maior que 30. Nunca passe misturas caseiras para se bronzear: elas podem provocar queimaduras sérias ou piorar a condição da pele já agredida pelo sol.

    Ih, já foi…

    Se você está queimada, com o corpo vermelho e dolorido, evite se expor aos raios solares. Use camiseta de algodão, chapéu ou boné e permaneça na sombra, especialmente entre 10h e 16h – regra que vale para todo mundo.

    Continua após a publicidade
    Queimaduras de sol: dicas de prevenção e tratamento

    Use chapéu e camiseta quando estiver queimada e dolorida
    Foto: Getty Images

    Cuidado!

    Se a pessoa queimada ficar com febre, náusea ou mal-estar, procure um médico. Levantou bolhas na pele? Não estoure! Se isso acontecer, corra para o pronto-socorro, pois a ferida aberta pode infeccionar.

    Curas caseiras

    · Clara de ovo: Forma uma película protetora e hidratante. Com a pele limpa, passe a clara onde estiver vermelho e deixe por uma hora. Depois, enxágue com água fria. 

    · Água com amido de milho: Faça uma papinha com a mistura e passe na queimadura. Deixe agir por meia hora e enxágue com água fria. 

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    · Chá de camomila gelado: Acalma a pele e melhora a ardência. Faça compressas com algodão ou um pano macio embebido no chá gelado.

    Lembre-se

    Os raios ultravioleta são responsáveis por 80% do envelhecimento precoce (manchas, rugas, flacidez…) e por triplicar o número de casos de câncer de pele nos últimos anos. Não bobeie, menina, previna-se já! 

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.