Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Prevenção de câncer de mama em mulheres negras esbarra no acesso ao autocuidado

Oncologista convidada da Casa Clã MAMA fala das barreiras enfrentadas por mulheres negras e indígenas

Por Hysa Conrado
Atualizado em 3 out 2024, 14h41 - Publicado em 2 out 2024, 12h00
Mulher negra sorrindo com melancolia junto ao mar, sugerindo emoções de resiliência
Mulheres negras recebem diagnóstico de câncer de mama em fase avançada  (Getty Images/Getty Images)
Continua após publicidade

A jornada contra o câncer de mama costuma começar em uma fase mais avançada para mulheres negras. Em grande parte, a demora do diagnóstico é o que impede um tratamento com maiores chances de cura. Apesar do acesso à informação ainda ser uma barreira, a oncologista Ana Amélia Viana acredita que a percepção delas sobre a importância da prevenção está mudando.

“Não é como se elas não soubessem o que precisam fazer. Algumas me dizem: ‘eu sou a chefe da minha família, eu não quero adoecer, sei que preciso me cuidar, mas não estou conseguindo’”, conta a especialista.

Conscientização no câncer de mama

O desafio para que esse autocuidado se realize começa, muitas vezes, nas ações de conscientização em que mulheres negras nem sempre são representadas em suas particularidades.

A falta de se enxergar nas campanhas afasta a paciente do entendimento de que aquele cuidado também é pra ela”, afirma a médica, uma das convidadas da Casa Clã MAMA, evento de CLAUDIA e VEJA SAÚDE que acontece no dia 04 de outubro, em São Paulo.

A incidência de câncer de mama é menor em mulheres indígenas, segundo o SUS (Sistema Único de Saúde), mas isso não significa que estejam livres do risco da doença. Para elas, a conversa sobre prevenção e tratamento esbarra em questões diferentes.

“Quando chegamos a uma população indígena, precisamos de toda uma estrutura, cuidado e até de um interlocutor para que a mensagem chegue de maneira eficaz. As barreiras culturais também são mais intensas e difíceis de quebrar”, ressalta a oncologista.

Continua após a publicidade

A especialista acredita que a forma como as mulheres são acolhidas e tratadas é tão importante quanto o tratamento, e defende a importância de que profissionais de saúde se reeduquem em relação a preconceitos raciais e sociais.

“O cuidado em saúde deve ir além da medicação e incluir aspectos como determinantes sociais, saúde mental e o racismo que afetam essas populações”, afirma.

Como participar da Casa Clã MAMA

A participação na Casa Clã MAMA é totalmente gratuita, basta garantir seu ingresso no site Sympla, clicando aqui.

O encontro acontece no dia 04 de outubro, a partir das 08h00, no Casarão Higienópolis, localizado na Avenida Higienópolis, 758, em São Paulo. A programação segue até às 18h30.

Continua após a publicidade

Confira a programação completa da Casa Clã MAMA.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.