O que é hidrolipo, procedimento que mulher fez antes de morrer?
Aos 31 anos, Paloma Lopes Alves faleceu pouco tempo depois de realizar o procedimento estético
Paloma Lopes Alves, de 31 anos, faleceu na última terça-feira (26) após realizar uma hidrolipo, procedimento que visava a remoção de gordura localizada na região das costas e abdômen. “Ela estava com angústia respiratória, muita falta de ar. Piorou muito e ela ficou inconsciente. Foi coisa de segundos”, disse o cirurgião plástico Josias Caetano dos Santos à TV Globo.
Enquanto esperava o SAMU, Josias afirma que iniciou massagem cardíaca e realizou a intubação de Paloma. O boletim de ocorrência aponta uma possível embolia pulmonar como causa da morte, mas a polícia aguarda o laudo final do IML. O médico já responde a pelo menos 22 processos por erros médicos em São Paulo.
“O caso reforça a importância de que qualquer procedimento seja realizado por um cirurgião plástico qualificado, em locais devidamente habilitados e com infraestrutura hospitalar”, afirma Vitor Pagotto, cirurgião plástico da Clínica Sartor e membro da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do Cremesp.
A seguir, entenda o que é hidrolipo.
O que é hidrolipo?
A hidrolipo é uma cirurgia plástica para remoção de gordura localizada em pequenas áreas, realizada sem anestesia geral e sem necessidade de ambiente hospitalar. Por ser mais barata, ganhou popularidade rapidamente, embora os riscos associados sejam maiores do que a lipoaspiração convencional.
De acordo com o especialista, “durante o procedimento, o paciente permanece acordado enquanto anestésicos locais combinados com adrenalina são infiltrados na região tratada, minimizando o desconforto”. Ainda assim, é invasiva por exigir a inserção de uma cânula para aspirar a gordura e deve seguir critérios técnicos rigorosos.
Quais são os riscos da hidrolipo?
O principal risco da hidrolipo está relacionado ao uso de anestésicos locais e adrenalina, que possuem limites de segurança. “Quando esses limites são excedidos, podem ocorrer complicações por intoxicação, como alterações no sistema nervoso e no coração, incluindo arritmias, convulsões e, em casos extremos, parada cardiorrespiratória”, pontua Vitor.
Outro risco é a ausência de ambiente hospitalar. “Realizar o procedimento em locais sem infraestrutura adequada aumenta significativamente os riscos, já que eventuais emergências podem não ser devidamente tratadas”, explica o médico da Clínica Sartor.
Para quem a hidrolipo é recomendada?
Segundo o especialista, a lipoaspiração geralmente é indicada para pessoas com depósitos de gordura localizada que não respondem a dieta ou exercícios. Não é um procedimento para emagrecimento”, afirma o especialista.
A hidrolipo tem uma aplicação ainda mais restrita. “Pela limitação da anestesia local, ela deve ser restrita a áreas pequenas e bem delimitadas. Por conta dessas limitações, esse procedimento acaba sendo realizado em várias etapas, o que pode aumentar os riscos para o paciente.”
Diferença entre hidrolipo e lipoaspiração convencional
A diferença entre hidrolipo para a lipoaspiração convencional é que a primeira é realizada com anestesia local, sem necessidade de um ambiente hospitalar e em regiões pequenas. A lipoaspiração tradicional, por outro lado, exige o uso de anestesia geral e de um ambiente hospitalar.
“Na minha experiência, realizar a lipoaspiração sob anestesia geral em um ambiente hospitalar oferece maior conforto e segurança, permitindo a abordagem de múltiplas regiões em um único procedimento”, finaliza Vitor.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso Whatsapp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.
Será que as decisões que tomei até aqui me levaram ao lugar certo?