Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Cientistas ampliam lista de sintomas da Covid-19. Veja os 7 sinais

Pesquisa do Reino Unido com dados de dezenas de milhares de pessoas embasou a inclusão de mais quatro sintomas

Por Da Redação
Atualizado em 19 fev 2021, 11h52 - Publicado em 19 fev 2021, 11h02
teste PCR
17 February 2021, Baden-Wuerttemberg, Sindelfingen: An employee of a rapid testing station, which is located in a parking lot, performs a rapid test on a woman in a container. In the district of Böblingen, people can be tested for the coronavirus twice a week free of charge. The rapid test strategy has already made headlines nationwide as the "Böblingen Model". Photo: Sebastian Gollnow/dpa (Photo by Sebastian Gollnow/picture alliance via Getty Images) (Sebastian Gollnow/dpa (Photo by Sebastian Gollnow/picture alliance/Getty Images)
Continua após publicidade

Fadiga, dor de garganta, dor de cabeça e diarreia deveriam estar na lista de sintomas da Covid-19, segundo a avaliação de pesquisadores no Reino Unido. Eles sugerem que completem o rol de sinais expostos nas orientações  às pessoas sobre pedir diagnóstico para a doença.

Atualmente, o grupo de sintomas elegíveis para testes que identifiquem a doença inclui tosse, febre e perda de paladar ou de olfato.

A conclusão de que a lista deve ter sete sintomas tem base nos dados coletados pelos aplicativo Zoe, estudo de sintomas da Covid-19 feito em parceria com a King’s College London. A pesquisa foi pioneira em identificar a perda de olfato e paladar como um dos sintomas.

O estudo indica que um paciente que apresente qualquer um desses sintomas deve ter acesso ao teste de PCR, que verifica se há material genético do novo coronavírus na orofaringe e nasofaringe.

Continua após a publicidade

Mas o que preocupa o governo é a abrangência desses sintomas que também indicam diversas outras doenças. O temor é não dar conta de testar todo mundo que os apresente.

Mas esses 7 principais sintomas da Covid-19 (tosse, febre, perda de paladar ou de olfato, fadiga, dor de cabeça, dor de garganta e diarreia) foram filtrados a partir de informações de saúde fornecidas por 120 mil pessoas ao aplicativo Zoe. Desses, 1,2 mil britânicos relataram diagnóstico positivo para o novo coronavírus.

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.